Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

SME registra índice na qualidade de ensino

12/07/2010

Quem acessar o site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br) poderá comprovar pessoalmente o avanço registrado na qualidade do ensino oferecido atualmente pelas escolas da rede municipal de ensino e agora comprovado pela recente divulgação da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/2009), que traduz em números tal afirmação, pois o Ideb/2009 registrado pela rede municipal foi de 5,8, quando o previsto para este ano pelo próprio MEC era de 5,1, sendo que a previsão para 2013 era 5,7, o que significa que, no geral, as escolas municipais assisenses ultrapassaram no sistema de avaliação do Governo Federal, a meta que era prevista para somente daqui a três anos.
Para a secretária da Educação, Ângela de Fátima Canassa, estes números indicam o avanço registrado no sistema educacional municipal, atualmente reconhecido como modelo de qualidade, seja pela qualidade de ensino, material didático utilizado, equipe de trabalho ou de apoio e até mesmo pela merenda escolar, cuja qualidade vem sendo destacada em congressos e encontros por todo o Brasil.
“Isso não é mérito de todo o trabalho sério desenvolvido por uma equipe que realmente se interessa e se esforça em oferecer sempre o melhor para a nossa clientela de alunos, que não merecem mesmo outra coisa, senão, contar sempre com o melhor a sua disposição”, disse Canassa.
Quem também festejou o avanço registrado nos índices de avaliação da rede municipal de ensino foi o prefeito Ézio Spera, que afirmou estar se sentindo realizado, uma vez que a criança é a bandeira da sua administração e que a educação é o caminho para que a criança de hoje seja alguém amanhã: “Sem dúvida alguma esta é uma conquista a qual temos que comemorar, não apenas nós da administração, mas toda a população tem que participar desta comemoração, pois afinal, é um grande avanço receber estes dados do Governo Federal comprovando que estamos de três e quatro anos à frente, da meta estipulada em termos educacionais”, disse Spera.
Para ambos, um instrumento que auxiliou em muito este avanço na média geral das escolas municipais foi a implantação em parte da rede, do sistema de escolas de tempo integral. Tal pensamento vem se encontro a um estudo divulgado na semana passada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes da Educação) o qual afirma que as escolas de tempo integral colaboram decisivamente no aumento das notas, não apenas do Ideb, mas de outras avaliações, pois a criança permanece mais tempo na escola e consequentemente, tem condições de aprender mais.
“Eu acredito nas escolas de tempo integral e o nosso objetivo é gradativamente implantar este sistema em todas as escolas da prefeitura”, disse o prefeito Ézio Spera.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula, sendo que o índice é medido a cada dois anos, sendo que a próxima avaliação acontece em 2011, com divulgação em 2012.
ESCOLA POR ESCOLA – A escola municpal Alides Celeste Razaboni ficou com a média 5,5, mesma nota obtida pela Angélica Amorim Pereira. A Darcy Ribeiro ficou com 5,6; enquanto que a escola Nísia Mercadante alcançou 5,7. A Firmino Leandro tirou 6,7 na avaliação; Guiomar Namo de Melo ficou com 5,9; Henrique Zollner 6,9; João de Castro 6,2; João Leão 4,3; João Luiz Galvão Ribeiro 5,0; João Mendes 6,3; Lucas Thomaz Menk 6,4; Mafalda Salotti Bartholomei 4,5; Maria Clélia de Oliveira Valim 5,4; Manoel Simões 6,3; Maria Amélia de Castro Buralli 5,4; e Maria José Valverde 6,2.

Fonte: Assessoria - SME