Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Palestra do riso foi um sucesso

06/07/2010

Autora do livro “Terapia do Riso – aprenda a rir de si mesmo...”, a professora Ivone Engelmann, pós-graduada em programação Neurolinguistica pela UMC, abriu com sucesso na noite desta segunda-feira, dia seis de julho, o “Circuito Educação”,  em cerimônia realizada no Teatro Municipal de Assis, onde apresentou para as mais de 450 pessoas presentes, a sua palestra “Terapia do Riso”.

O “Circuito Educação”, evento da Prefeitura Municipal de Assis, por meio da Secretaria da Educação, trata-se na verdade de dois dias destinados ao replanejamento, ou seja, a avaliação do trabalho desenvolvido pela pasta no primeiro semestre e o traçar de metas e diretrizes a serem alcançadas até o final do ano letivo, sendo que a idéia de presentear os educadores com uma palestra falando do riso, teve entre outros, o objetivo de mostrar, o quanto é bom e saudável sorrir da vida e para a vida: “Sem dúvida alguma, na medida em que vivenciamos o mundo com mais alegria e com um sorriso no rosto, todos os obstáculos tornam-se menores e as conquistas e vitórias acabam sendo melhor saboreadas, pois o segredo é exatamente esse, ou seja, viver e levar a vida com amor e um sorriso estampado no rosto”, disse a secretária da Educação, Ângela Canassa.

Sobre a palestra em si, que teve momentos de muita interatividade com o público, a professora Ivone, lembra que a terapia riso nada mais é do que um remédio engraçado. “Cinco minutos de riso equivalem a 45 minutos de aeróbica, quando se fala em liberação de endorfinas no corpo”, diz a química e palestrante Ivone Engelmann, que atualmente é professora de programação neurolingüística em São Paulo.

Falando de experiências vividas por ela mesma e de conhecimentos adquiridos, a palestrante conseguiu de uma forma simples, clara e objetiva prender a atenção de toda a platéia, que ao final, ficou em pé para lhe aplaudir, sendo que na saída do teatro prevaleceu a opinião unânime, do quão a experiência de adotar o riso como combustível para a vida, pode sim, surtir bons resultados e até mesmo alterar coisas que possam não estar indo tão bem em nosso cotidiano.

“Uma palestra fantástica, da qual temos sim, muitos ensinamentos a tirar, uma vez que muitas vezes é isso o que nos falta, seja em casa ou mesmo no ambiente de trabalho, ou seja, muitas vezes nos deparamos com esta falta de alegria e de um sorriso estampado em nossos próprios rostos e como iremos poder cobrar e querer que o nosso irmão, o nosso próximo esteja alegre, se nós mesmos estivermos com a cara fechada”, disse ao final do evento, a professora da rede, Cláudia Cilene Alves de Moraes.

Contudo, a risoterapia de Ivone Engelmann, segundo ela própria faz questão de lembrar é um pouco diferente, pois nela  não basta só mover a musculatura. A proposta de Ivone é ensinar a pessoa a rir de seus dramas e defeitos “rir dela mesma”. Por isso mesmo, ela considera difícil falar em terapia do riso sem falar em autoconhecimento, pois segundo ela, é através dele que a pessoa vê como é imperfeita e falível. “Quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse e volta a ter o controle da própria vida”, disse a palestrante, que lembrou ainda, ser a terapia do riso, reconhecida atualmente como uma técnica terapêutica de sutilização, pois ela possibilita o resgate do nosso otimismo, do bom astral, do bom-humor, enfim, do estar de bem com a vida; um estado natural da nossa criança interna, um ser absolutamente espontâneo e sutil, tendo o propósito essencial facilitar o resgate da alma, uma parte absolutamente sutil de nosso Ser. “Uma pessoa desanimada está sem anima (Alma). Uma pessoa mau-humorada está densa e desidentificada da sua alma, da leveza, da inspiração, daí entra a importância do resgate da alegria de viver, do amor e do riso, aprendendo como eu disse, a rir de si mesmo (a) e desta forma, crescer e evoluir  interiormente”, concluiu.

Fonte: Assessoria - sme