Halloween na EMEF Dr. João Mendes Junior

31/10/2013

No dia 31 de outubro é comemorado em países de língua inglesa o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas e a EMEF “Dr. João Mendes Junior” comemorou essa data com muito entusiasmo.

O professor de inglês, Vagner da Silva, vem desenvolvendo o projeto de Halloween com os alunos, cujo intuito é aprender sobre a cultura dos países de língua inglesa, trabalhando juntamente o folclore brasileiro. O projeto culminou nesta quinta-feira em uma grande festa onde todas as crianças, professores e equipe gestora estiveram envolvidos, fantasiados e animados com as diversas atividades que ocorreram.

Um labirinto foi montado com o intuito de assustar e divertir os alunos, onde as crianças entravam em um ambiente escuro, com música de suspense e se deparavam com aranhas, morcegos e baratas, e no final dele encontravam um esqueleto com um caldeirão.

Durante a festa foram distribuídos doces, bolos e refrigerantes aos alunos, que puderam interagir com os colegas por toda a escola, enfeitada com esqueletos, fitas e cartazes.

Vagner relata que “o projeto tem o intuito de desenvolver a cultura, a partir das lendas de vampiros, fantasmas e bruxas, ligando a cultura popular estrangeira com a brasileira. A língua de um país também é parte da cultura dele, então é preciso não só aprender palavras e frases, mas todo o folclore dos outros povos, para que assim também seja possível entender a própria cultura do nosso país. O professor lembra também que no dia 31 de outubro, no Brasil, é comemorado o dia do Saci.

De acordo com a diretora da EMEF, Solange Clauzo de Lucas, “esse tipo de projeto é muito importante para os alunos, pois eles aprendem vivenciando os assuntos que foram trabalhados em sala de aula e sem dúvida, houve uma completa integração entre os alunos e toda a equipe escolar, que se fantasiou e participou das brincadeiras, assim como, trabalhou para decorar a escola e surpreender os alunos”.

Os pais dos alunos contribuíram com doces, que no final das festividades foram distribuídos às crianças como parte da tradição de “doces ou travessuras”.

halloween