Abertura - Formação de Professores Alfabetizadores

06/05/2013

Na última quinta-feira, 02 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura da Formação de Professores Alfabetizadores, um dos principais eixos do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, no auditório da EMEIF “José Santilli Sobrinho”, com a participação do Prefeito Ricardo Pinheiro, a Secretária Municipal da Educação, Maria Amélia Artigas dos Santos, supervisores e representantes da Diretoria Regional de Ensino, juntamente com os professores e gestores das Unidades Escolares Municipais.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Trata-se de um integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

De acordo com Loilda de Almeida, coordenadora do PNAIC no município de Assis, “a alfabetização é prioridade da escola brasileira, por isso, a escola deve garantir que todas as crianças se alfabetizem nos três primeiros anos do Ensino Fundamental”.

A formação do professor alfabetizador será presencial e tem dois anos de duração, sendo que, em 2013 a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Em cada ano, a duração total será de 180 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A capacitação será destinada aos professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.