Alunos de escola municipal expõe fotografias

03/12/2012

Diversas fotografias feitas pelos alunos da escola Maria José da Silva Valverde foram objetos de exposição nestas últimas semanas. Na escola a mostra aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, para toda a comunidade e nos dias 27 e 28, foi a vez da Secretaria Municipal da Educação recebê-la.

A exposição faz parte da oficina de fotografia do Programa Mais Educação, de acordo com Maria Rita Franzolin, coordenadora da escola, “os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários locais da cidade, expandindo seus conhecimentos além do muro da escola, pois cada local visitado proporcionou visões de mundo diferentes, sendo ao mesmo tempo, instrumento de aquisição de conhecimento, onde a cidade toda também educa.”

Já o professor responsável pela oficina, André Guilherme Santana, relata que foi uma experiência nova trabalhar com crianças na oficina de fotografia, “As crianças tinham um olhar diferenciado para fotografar determinado tema e elas mesmas, cada passeio ou tema desenvolvido era motivo de grande realização tanto para mim, quanto para elas.”

Foram desenvolvidos temas diferenciados para cada ano (série) como, por exemplo: tipos de casa, meios de transporte, igrejas, escolas, trânsito e meio ambiente; De acordo com André, os alunos demonstraram bastante interesse pelos temas desenvolvidos, bem como pelos passeios realizados.

"A oficina de fotografia constitui mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, através dos projetos e temas desenvolvidos as crianças viveram experiências únicas e puderam, mais concretamente, explorar situações reais e registrá-las através da fotografia,” finaliza a coordenadora Maria Rita.