Exposição folclórica na EMEIF João de Castro

28/08/2012

O folclore, em sua simplicidade, apresenta traços de todas as regiões de nosso país, por isso a idéia da equipe de profissionais da Emeif Prof. João de Castro em realizar, neste último sábado, 25, uma Exposição Folclórica. Foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos durante o desenvolvimento do tema, através de um projeto pedagógico o qual envolveu toda Unidade Escolar, do Maternal (Ensino Infantil) ao 5º Ano (Ensino fundamental).

A escola abriu as portas no sábado para que toda comunidade pudesse visitar e prestigiar os trabalhos dos alunos, a diretora Silvia Cristina Tomilhero Damasceno relatou que “o folclore basicamente significa sabedoria popular, o que traduz bem as maneiras de pensar, agir e sentir de um povo, transmitir esses saberes às crianças é fundamental para conservarmos a cultura de nosso povo.”

Item importante nesse processo é poder valorizar o trabalho dos professores e dos alunos, a Coordenadora Pedagógica Ana Aparecida Pivato comentou que “os fatos folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras, se prestarmos mais atenção ao nosso redor, poderemos observar que eles se encontram na sua e na minha casa, na escola, nas ruas e em quase tudo que realizamos de diferentes formas, como músicas, brincadeiras, jogos, artesanatos, comidas, etc., e que no Brasil se torna mais rico pela mistura de vários povos (africano, europeu, indígenas), dos quais os usos e costumes se entrelaçam e constituem nosso próprio folclore.”

Folclore é tema de exposição na EMEIF João de Castro