1º Festival de Xadrez Estadual de Prudente

02/07/2012

Neste sábado, 30 de junho, aconteceu o 1º Festival de Xadrez Estadual, em Presidente Prudente com 70 jogadores inscritos, número muito expressivo sendo este o primeiro evento da cidade, contando com a presença dos municípios parceiros: Assis, Rancharia, Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente. Os jogos foram arbitrados pela equipe da secretaria de esporte e lazer de São Paulo.

De acordo com a professora Cristiane Aparecida Meira este intercâmbio é muito importante para divulgar e incentivar a prática esportiva do xadrez nos municípios e mostrar o quanto o esporte pode fazer bem para os alunos. “Está comprovado que o xadrez pode fazer com que as crianças tenham o pensamento mais ágil, tanto matemático como em relação à vida, é um jogo que se enquadra em tudo”, ressalta a responsável pelo projeto de xadrez da secretaria municipal da educação de Assis.

As escolas participantes foram: EMEIF Guiomar Namo de Mello, EMEIF Lucas Thomas Menk, EMEIF Maria Amélia de Castro Burali, EMEIF Angélica Amorim, juntamente com o projeto Xadrez Para Todas as idades  da autarquia municipal de esporte.

A professora Cristiane enfatiza o agradecimento aos pais, ao secretário de educação Vinicius Simili e também a FAC pelo incentivo ao esporte, e parabeniza todos os enxadristas que participaram deste campeonato.

Lembrando que o xadrez para todas as idades está de férias e retorna somente em agosto.