Atividades ambientais são realizadas nas escolas

18/06/2012

Seguindo o cronograma da agenda ambiental 2012, as escolas têm realizado atividades voltadas para questões ambientais, como por exemplo, a EMEIF Prof. “João Leão de Carvalho” tem trabalhado com a reciclagem, transformando em brinquedos os restos de materiais recicláveis, possibilitando às crianças um momento de brincadeira através da cooperação entre os membros do grupo, levando-os a refletirem sobre as questões ambientais atuais e ao mesmo tempo fortalecendo suas relações interpessoais estimulando a criatividade.

O projeto tem como objetivo esclarecer os conceitos de redução, reutilização e reciclagem, demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados, transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa, criar condições de aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material (embalagem, recipientes, etc) que são adquiridos e jogados fora.

Já a EMEIF Prof. “Firmino Leandro” confeccionou cartazes e panfletos para serem distribuídos à comunidade do bairro junto com mudas de plantas. O objetivo do trabalho é conscientizar primeiramente os alunos para depois esses fazerem o mesmo com a comunidade sobre a preservação do meio ambiente, das espécies da flora e fauna.

De acordo com a professora Ana Lúcia Diniz, os alunos desenvolveram muito bem as atividades, onde a equipe escolar pode notar o interesse, a interação e a motivação deles, principalmente ao saírem pelas ruas distribuindo as mudas e os folhetos.

Os alunos da EMEIF “José Santilli Sobrinho” visitaram o horto florestal na última semana, onde foram recepcionados por monitores, que lhes passaram informações sobre a área e localização do horto, espécies vegetais e animais nativos do local, além disso, foi-lhes passado um vídeo sobre reciclagem. Logo depois realizaram um passeio de trenzinho, sendo que dessa forma tiveram a oportunidade de vivenciar tudo que viram nos vídeos.

A professora Márcia Bizzotto da Silva relatou que as crianças puderam observar as árvores e os animais durante o passeio, “os animais empalhados chamaram muito a atenção dos alunos, além disso, eu já havia trabalhado a questão do lixo em sala de aula, e lá foi reforçado esse aprendizado”. Após o lanche, juntamente com a equipe do horto e os professores, os alunos separaram o lixo orgânico dos demais, “tudo o que foi vivenciado durante a visita já havia sido trabalhado em sala de aula, isso tornou o passeio muito produtivo”, informa a professora.

Na EMEIF Prof. “Manoel Simões” os alunos pesquisaram em textos jornalísticos e discutiram sobre o uso das sacolas plásticas, também criaram diversos cartazes, maquetes e mensagens sobre a preservação do meio ambiente, onde o objetivo foi sensibilizar toda a comunidade escolar sobre as questões ambientais.