Projeto da Nestlé premia escola municipal

03/05/2012

A escola municipal “João Leão de Carvalho” situada na Vila Marialves, que atende 180 alunos em período integral, foi contemplada na última semana com o “Prêmio Nutrir”, premiação obtida através do projeto de iniciativa da Nestlé em parceria com a Secretaria Municipal, sob a responsabilidade da Prof.ª Denise Calixto Gallo.

Projeto Nutrir em setembro/2011O projeto Nutrir aconteceu nos dias cinco e seis de setembro, no ano passado e contou com a participação de todas as merendeiras e da cozinha piloto, instituição da rede municipal. Foram dois dias de treinamento com uma maciça integração entre os participantes, que puderam saborear toda culinária apresentada pela Nestlé, que as orientava em como aproveitar as sobras de maneira saudável dentro do próprio cardápio apresentado pelas escolas participantes.

Após o treinamento a escola apresentou o projeto “Sirva-se”, objetivando diminuir o desperdício de comida através do sistema self-service, no qual o aluno se serve dosando a quantidade que irá consumir e adquirindo hábitos saudáveis.

Para o desenvolvimento do projeto, as gestoras contaram com a participação das merendeiras da escola, do envolvimento de professores e equipe de apoio, promovendo situações de aprendizagens de forma significativa, obtiveram também a participação das estagiárias do curso de Nutrição da UNIP, Gabriele Cristina Davanço da Silva e Talita Guedes Pereira que acompanharam e contribuíram com a pesagem dos alimentos, palestras, assegurando de maneira eficaz que o desperdício - objetivo principal do programa - fosse evitado.

Segundo a Diretora Gisele Lopes Rodrigues a mudança de hábitos foi muito positiva, pois os alunos rapidamente se adaptaram ao sistema self service, aprenderam a se servir com uma quantidade adequada e ainda assim experimentavam por vontade própria novos alimentos.

O prêmio NUTRIR oferecido pela NESTLÉ consiste no valor de R$3000,00 (três mil reais) que segundo a diretora será voltado para aquisição de novos equipamentos para a cozinha e refeitório da escola.