Jornada realiza oficina de fibra de bananeira

26/04/2012

A  Jornada Ambiental de Assis, módulo III, promovida pela Secretaria Municipal da Educação através do Centro de Referência em Educação Ambiental, promoveu ontem, dia 25, mais um encontro com os professores da rede municipal. A Oficina denominada “Bananeira que já deu cacho” foi coordenada pelo engenheiro José Santarém, pós-graduado em Gestão Ambiental e presidente da ONG Reciclarte.

Jornada Ambiental realiza oficina de fibra de bananeira Santarém revela  que do caule da bananeira retira - se cinco diferentes fibras como filé, contrafilé, interna, renda e externa. O processo é simples e após a retirada as fibras elas são lavadas e colocadas ao sol para secar por uma semana, já na segunda fase  utilizamos a técnica de  tecer  e trançar para formatar o objeto desejado. Santarém lembrou que não é possível se fazer sacolas em oficinas de 8 horas, mas os professores terão conhecimento completo sobre as técnicas utilizadas e depois poderão executar  com o tempo necessário.

A ONG  Reciclarte tem objetivo de lançar o projeto “Gente de Fibra” em Assis com o propósito de trabalhar a sustentabilidade e geração de renda junto à população e está em busca de parceiros para  a execução do mesmo. A Professora Adriane Bulhões da Emei Pequeno Aprendiz relata que foi muito interessante a experiência, pois não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto e pode aprender bastante com as técnicas  de utilização da fibra, já que em grandes volumes, as fibras ficam nas  lavouras  incomodando os agricultores.

A Professora Nelma Viviane que atua como Assistente Técnica Pedagógica  na SME esclarece que a jornada é destinada  às professoras, com palestras e oficinas diferenciadas, já que o público desta vez é voltado para o ensino infantil, pois havia grande solicitação por parte das diretoras e professoras. Nelma lembra que só serão certificados os participantes que tiverem a freqüência estabelecida.