Assis apresenta Xadrez humano em Frutal do Campo

20/04/2012

Na última quarta-feira, 18, os alunos do projeto xadrez da rede municipal de ensino estiveram na cidade de Frutal do Campo para a apresentação do xadrez humano, onde cada um deles se veste e representa uma peça no tabuleiro e dois alunos ficam do lado de fora conduzindo as peças para a realização da partida.

Assis apresenta Xadrez humano em Frutal do CampoNeste tipo de disputa, as peças do tabuleiro são representadas por pessoas, sendo que a missão de todos (peças) é sempre proteger o rei e cada peça tem movimentação própria, sendo que o peão só anda para frente. Já a torre pode ir para horizontal e vertical. São os passos de cada um que definem a jogada e os segredos do jogo aos poucos vão sendo desvendados na prática.

O xadrez humano é mais uma forma que a professora Cristiane Aparecida Meira, responsável pelo projeto de Xadrez, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Autarquia Municipal de Esportes de Assis, encontrou para atrair os alunos em um exercício para a mente e para o desenvolvimento de cada um. “Está comprovado que o xadrez pode fazer com que as crianças tenham pensamento mais ágil, tanto matemático como em relação à vida, é um jogo que se enquadra em tudo”, explica a professora.

As escolas que participaram foram: EMEIF Guiomar Namo de Melo, EMEF Lucas Thomas Menk, EMEIF Firmino Leandro, EMEIF Maria Amélia de C. Burali, juntamente com a Autarquia Municipal de Esportes. A professora Cristiane enfatiza o agradecimento às escolas, ao secretário da Educação Vinicius Símili e à equipe de Frutal do Campo, que deu todo apoio necessário para que acontecesse a apresentação.