Alunos de Tarumã têm aula de Ed. Ambiental

20/04/2012

Após comemorar resultados importantíssimos e decisivos para que Assis fosse certificada no projeto Município Verde Azul do governo paulista, o Centro de Referência em Educação Ambiental de Assis, situado no parque ecológico “João Domingos Coelho" – Buracão e mantido pela Secretaria Municipal da Educação recebeu cerca de 50 alunos  do município de Tarumã.

As crianças possuem cerca de 9 a 10 anos de idade e concluíram a segunda etapa no programa “Natureza Viva” coordenado pela policia ambiental de Assis, segundo o Biólogo Rodolfo Spada  que recebeu as crianças, esse processo  de integração  vem de encontro à  expectativas do centro, que atende alunos de Assis e também da região.

Alunos de Tarumã visitam o Centro de Referência em Educação AmbientalRodolfo falou sobre  a interferência do homem no meio em que vive e trabalhou a questão dos  processos erosivos citando o buracão como exemplo  de recuperação, lembrando as crianças que existem  outras áreas  que  se não forem cuidadas  com planejamento  de engenharia podem  vir  a se tornar  voçorocas,  prejudicando a qualidade  de vida  da população e também comprometendo o seu desenvolvimento.

Os alunos participaram da aula teórica  vendo  vídeos  de  exemplos  de degradação ambiental e o tempo e custo para  sua recuperação, debatendo as questões, pois desde um simples descuido cometido por uma autoridade pública ou mesmo um produtor rural, pode trazer imensos prejuízos a localidade.

Após a aula  teórica  as crianças participaram  de uma trilha  ecológica no parque e puderam entender como tudo que foi destruído a mais de 40 anos e pode ser recuperado. Spada lembrou que daquela erosão poucas espécies permaneceram  no parque e que todo o verde existente teve que ser plantado e cuidado por anos para  que a área fosse totalmente recuperada e entregue ao uso da população.