Alunos participam de projeto ambiental

13/04/2012

Quarta-feira, 11,  no período da manhã, cerca de 30 alunos da Emeif João de Castro participaram de mais uma fase de um projeto de educação ambiental. O Coordenador do Centro  de Referência em Educação Ambiental, Prof.  Antônio Marcos Nogueira informa que o projeto foi iniciado em 2010  na escola , quando foi feito um diagnóstico da cobertura vegetal do bairro, pois foi detectado que através do nosso cadastro de distribuição de mudas no Parque Buracão, muitos moradores daquele bairro  buscavam mudas plantar em frente das suas casas. Marcos informa ainda que uma apostila completa produzida  pelos professores  do centro de referência  será   trabalhada  no decorrer do ano com os alunos.

Alunos participam de projeto ambiental As  crianças  participaram na primeira fase com o preenchimento de um relatório  que envolvia questões sobre o plantio de árvores   no bairro, bem como a situação e localização para  que espécies de grande porte não fossem plantadas  próximo à fiação  de energia elétrica. Agora fizemos  uma outra fase que consiste em ensinar os alunos a executarem e transmitir aos seus familiares  a forma correta de poda das árvores para  que se  desenvolvam, propiciando melhor qualidade de vida a todos.

Os alunos participaram na prática  em uma das rotatórias próxima a escola onde foram plantadas mudas da espécie Oiti que estavam com excessos de ramos e as copas em desequilíbrio, essa fase vem contribuir com a arborização urbana da região, já que árvores bem conduzidas  não trarão problemas  no futuro. A Diretora  da Emeif João de Castro, Sílvia Tomilheiro, ficou surpresa com o interesse  dos alunos em participar da oficina, e espera que repassem os conhecimentos a seus familiares, como a análise da árvore a ser podada  de forma correta, deixando-a em equilíbrio para  que resista  aos ventos e não venha a cair ou quebrar com facilidade. Sílvia destacou ainda  a qualidade  das árvores  ao redor da escola, que foram plantadas  no lugar de espécies  grandes como o fícus que rachavam as calçadas, deixando o passeio público comprometido.