Assis recebe nota máxima no Projeto Verde Azul

03/04/2012

A  Secretaria Municipal da Educação de Assis recebeu com muito entusiasmo os resultados   divulgados pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo  sobre a  participação da cidade no projeto Município Verde Azul em 2011. As notas de Educação Ambiental de Assis foram decisivas para a conquista da certificação que teve a participação de 645 municípios do estado, onde Assis  ficou classificada em 141 com nota final de 80,49.

As surpresas foram as notas de Educação Ambiental, que receberam pontuação máxima em todas as categorias, onde as atividades  foram coordenadas pelo Centro de Referência em Educação Ambiental de Assis, mantido pela Secretaria  da Educação, localizado no Parque Buracão.

O Coordenador do Centro de Referência em Educação Ambiental professor Antônio Marcos Nogueira, relatou que é o terceiro ano consecutivo que a cidade de  Assis é certificada nesse projeto e que todas as ações diversificadas no ano de 2011, aulas no Centro e mais seis projetos desenvolvidos, fizeram toda a diferença.

Isabel Cristina de Souza, coordenadora do programa Mais Educação da EMEIF Mafalda Salotti relata que a importância da educação ambiental nas escolas é para levar os alunos a ter consciência de se preservar o meio em que vivemos, pois o futuro do planeta está em nossas mãos. Uma das maneiras é a reciclagem, os alunos foram visitar o Parque de Reciclagem de Resíduos Sólidos “José Santilli Sobrinho”, com o professor de meio ambiente e puderam conhecer o processo de separação do lixo e a importância de se fazer isso em casa para facilitar o trabalho dos catadores.

Isabel conta que o tema Água tem sido discutido dentro da escola para que os alunos compreendam a importância dela para os seres vivos em geral, assim como, a visita ao projeto Broto Verde adquirir mudas de árvores para arborizar a escola e mediações do nosso bairro.

Nogueira lembrou que a educação ambiental   na rede municipal é levada a sério e destaca também a lei que instituiu a atividade nas escolas, onde professores  realizam eventos diversos seguindo o calendário ecológico do município, fatos estes que foram comprovados  nos documentos enviados para São Paulo. Ele espera que nesse ano as atividades executadas durante todo o ano melhorarão os índices de qualidade de vida dos assisenses, sempre priorizando a criança  como propagador de informações.