Jornada Ambiental é iniciada

03/04/2012

A Jornada Ambiental de Assis, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, através do Centro de Referência em Educação Ambiental, instalado no Parque Buracão, teve sua abertura na quarta feira, 21, e o primeiro encontro com 50 professores do Ensino Infantil da Rede Municipal de Assis.

Segundo o professor Antonio Marcos Nogueira, Coordenador do Centro de Referência, a Jornada foi preparada par atender a demanda que não foi atendida no ano de 2011, onde 100 professores  do ensino fundamental passaram pela capacitação. Todo o planejamento dos assuntos a serem tratados em 12 encontros semanais está direcionado  a esse público que terá a oportunidade de vivenciar experiências diversas como palestras e oficinas, proporcionando além de conhecimento, a certificação de 60 horas, fato que soma pontos aos participantes nos processos de atribuição de aulas para o ano de 2013.

Nogueira representou o Secretário Municipal da Educação  Vinicius Simili e enfatizou a importância das capacitações que neste ano estará focando o atendimento ao Ensino Infantil, em diversos eventos que serão promovidos além da rotina básica  de aulas práticas e teóricas no parque.

A palestrante  da abertura foi a Secretária  de Meio ambiente Nilza Ferreira da Silva, onde explorou o projeto Mina  d água, que vem alcançando sucesso com a participação de muitos produtores rurais de diversas águas de Assis, onde recebem recursos e orientações de como proteger as nascentes, visando preservar os rios da região. Nilza afirmou que esses encontros através  da Jornada ambiental, facilita a troca de experiências entre os professores e também promove a divulgação das ações da secretaria que às vezes  são desconhecidas pela população.

A professora Maria Clara afirma que através da Jornada os professores terão a oportunidade de receber conhecimentos e repassá-los às crianças, tornando a preservação sempre um assunto na rotina escolar, fato que pode formar  uma sociedade mais ativa, colaborando com o meio ambiente.