Xadrez finaliza as atividades com confratenização

05/12/2011

Na última quinta-feira, dia 1, a equipe de xadrez da Secretaria da Municipal da Educação se reuniu em uma pizzaria local com o intuito de confraternizar e comemorar o término do ano, este que foi bem movimentado, tendo participação dos jogadores em diversos campeonatos pelo estado.

Projeto xadrez finaliza as atividades com confraternizaçãoOs enxadristas participaram em Abril do FENAC (Festival Nacional da Criança) de Xadrez, I Troféu Dr. Antonio, em Catanduva – SP, para buscarem uma vaga nos campeonatos Mundial e Pan-americano. Apesar de os jogadores não terem conseguido ficar nas primeiras colocações, garantindo a participação nestes campeonatos, vários deles ficaram bem posicionados na tabela.

O festival envolveu jogadores de várias partes do país, sendo dos estados de São Paulo, Amazonas, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, nas categorias Sub 08, 10,12 e 14. “O campeonato teve um nível muito alto, apesar de não termos conquistado uma vaga para o Mundial ou Pan-Americano é importante destacar que os nossos enxadristas chegaram longe e foram muito bem, além disso, valeu pela experiência”, afirmou Cristiane Meira, professora responsável pela equipe de Assis.

Além dos campeonatos, durante o ano também foram desenvolvidas atividades como o xadrez humano, onde estudantes das escolas municipais, orientados pela professora Cristiane se vestem e representam uma peça no tabuleiro, dois alunos ficam do lado de fora conduzindo as peças para a realização da partida. A atividade foi apresentada em vários bairros da cidade.

A professora responsável, Cristiane Meira, agradece aos participantes do projeto e aos pais, pela confiança e dedicação ao xadrez e lembra que as aulas são ministradas por ela e pelo professor Gustavo Canassa, todas as segundas e quintas-feiras, no parque buracão. Este ano as atividades estão encerradas e retornam no mês de fevereiro.