Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

48 vagas para cursos são preenchidas em meia hora

14/06/2010

Apenas meia hora. Este foi o tempo necessário para o preenchimento de 48 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do seu Departamento de Ensino Profissionalizante, para os cursos de pedreiro e o mesmo tanto, para as aulas de pintor de parede e eletricista residencial, sendo 16 vagas para cada um dos cursos.

A informação é do coordenador de ensino profissionalizante da SME, Rubens Roberto Alves. Segundo ele, as inscrições que seriam abertas às oito horas da manhã desta segunda-feira e recebidas até a próxima  quarta-feira, foram preenchidas em um tempo considerado recorde: “Antes das sete horas da manhã a fila já era intensa, sendo que ao iniciarmos o atendimento às oito horas, as vagas foram preenchidas automaticamente, o que de um lado nos deixa felizes, mas também preocupados, pois esta grande procura comprova que a demanda por mão de obra especializada e consequentemente por cursos profissionalizantes é muito grande em nossa cidade”, avalia Rubinho.

Também a secretária da Educação, Ângela Canassa se mostrou preocupada ao ser informada sobre o preenchimento das vagas ofertadas em um espaço tão curto de tempo e afirmou ser este o motivo, pelo qual ela pretende, já a partir do segundo semestre, trabalhar no sentido de pelo menos dobrar o número de vagas ofertadas em todos os cursos profissionalizantes oferecidos atualmente pelo município.

“Neste sentido, já estamos anunciando que a escola Coraly Júlia, do Jardim Eldorado, irá abrigar a partir do ano que vem um núcleo de ensino profissionalizante, além do que pretendemos instalar cursos profissionalizantes em outras unidades, em especial na periferia, onde a demanda é maior”, disse.

Com isso, entende Canassa, a Secretaria da Educação estará trabalhando efetivamente para o aumento gradativo de cursos profissionalizantes em âmbito municipal. “Não é um sonho distante e muito menos impossível, mas simplesmente uma meta que pretendemos atingir muito breve, ou seja, a implantação de cursos profissionalizantes por toda a periferia de nossa cidade, utilizando nossas próprias escolas como pólos de formação de mão de obra especializada”, disse.

Canassa lembra ainda, que o Departamento de Ensino Profissionalizante da SME, trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por meio de do convenio existente entre Prefeitura de Assis e Senai, que possibilita o oferecimento destes e outros cursos, todos  muito qualificados, garantindo desta forma aos alunos, uma formação de alta qualidade e que no caso específico destes três novos cursos, a Secretaria da Educação irá ceder o espaço onde serão conduzidas as aulas, enquanto o Senai será responsável pela distribuição dos materiais utilizados pelos alunos e o pagamento dos instrutores que atuarão no decorrer dos cursos.

Cada um destes novos cursos, cujas as aulas iniciam no dia 21 deste mês na escola municipal de Ensino Profissionalizante de Construção Civil,, que fica na rua Otacílio Dorácio Mendes, 31, na Vila Operária, terá uma carga horária de 160 horas, com aulas de segunda à quarta-feira, das 19h30 às 22h30.

Fonte: Assessoria - SME