Parceria contribui para a Decoração Natalina

22/11/2011

A parceria entre a Escola Beija Flor, Escola de Marcenaria Municipal Marialves, Escola Municipal de Ensino Profissionalizante de Construção Civil, Centro de Referência em Educação Ambiental, Setores de Manutenção e Serralheria da Secretaria Municipal da Educação e Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação, irá resultar em um atrativo a mais para a decoração natalina da cidade de Assis. A mesma trata-se de uma temática sustentável, com base em uma decoração que leva como matéria prima fundos de garrafas pets, pintadas de branco, em uma estrutura que reproduz o formato de um sino, acompanhadas por candelabros iluminados com lâmpadas simbolizando velas.

Parceria contribui para a Decoração Natalina AssisenseDe acordo com Isaura Leopoldo, coordenadora da Escola Beija Flor, a iniciativa de envolver os alunos da unidade escolar na elaboração das peças natalinas se motivou devido à vontade de todos em contribuir com a decoração da cidade. “Nossos alunos se envolveram de forma intrigante, dando o melhor si, para proporcionar um trabalho que viesse a impressionar todos os cidadãos assisenses ao verem os resultados finais. A palavra chave aqui é ‘dedicação’, e é através dela que trabalhamos para uma cidade mais Natalina”, ressalta a coordenadora Isaura.

A proposta para a elaboração das peças se dividiu em duas vertentes, na primeira coordenada pela professora Nelma Viviane de Souza, assistente técnica pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, no módulo de Meio Ambiente, as escolas da Rede Municipal se incumbiram de coletar, selecionar e cortar garrafas pets. “A trabalho foi árduo, satisfatório e toda a ajuda foi mútua, aqui destaco não somente os alunos, funcionários e corpo docente das unidades, mas também os pais que aderiram o Espírito Natalino, ao se organizarem de forma voluntária, em oficinas de pais e alunos para ajudarem a cortarem as garrafas”, sintetiza a professora Nelma.

Para a segunda vertente, ficou estabelecido o processo de preparação do material e elaboração das peças, a ser desenvolvido na sede da Escola Beija Flor pelos alunos, funcionários e professores, sobre a coordenação do professor de artes plásticas Paulo Carlos Leme. “Uma das características do trabalho que esta sendo realizado é que em todos os detalhes nós demos ênfase no significado do Natal, a escolha das peças produzidas é um forte agregador a esta afirmação, o sino, por exemplo, simboliza as badaladas de contentamento ao nascimento do menino Jesus e os candelabros com as velas, a luz que ele trará para a humanidade, aspecto pensado pela nossa equipe”, completa o professor Paulo.

Paulo salientou que nada seria possível sem a determinação do Setor de Manutenção e da Serralheria da Secretaria Municipal da Educação. “As pinturas estão sendo finalizadas com o empenho dos pintores e as peças foram moldadas na serralheria, praticamente uma arte prima forjada com carinho e amor, sentimentos propícios a data”. Ele ressaltou também que a decoração esta planejada para ser instalada na cidade na próxima semana e a princípio será colocada em algumas rotatórias e pontos estratégicos. “Estamos entrando na reta final para a conclusão das peças natalinas, agora são questões de detalhes para terminarmos, espera que nada atrase esta fase”, finaliza o professor Paulo.