II Olimpíada de Matemática acontece amanhã

17/11/2011

Acontece nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a 3ª etapa da II Olimpíada de Matemática – Projeto Pitágoras, das 8h às 17h no Centro de Referência em Educação Ambiental - Parque Buracão.

O projeto ativo desde 2008 trabalha os eixos matemáticos de forma lúdica, valorizando o raciocínio lógico, formas de resolução de problemas e estratégias pessoais, sem deixar de lado a preocupação em desenvolver os conteúdos específicos de cada ano trabalhado. Os participantes são os alunos da rede municipal, do  1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e projeto Beija-Flor.

As duas fases anteriores da olimpíada aconteceram nas escolas, sendo que na primeira etapa, os alunos disputaram com seus colegas de sala e na segunda, foi feito um campeonato inter classes saindo da unidade escolar, um vencedor por série. Já na terceira fase, todas as escolas disputarão entre si e como prêmio, a escola receberá um troféu e os alunos vencedores receberão medalhas, do 1º ao 3º lugar, além de um certificado de participação para todos os alunos.

A Olimpíada é realizada pela Secretaria Municipal da Educação, através do Núcleo Pedagógico, sob a orientação pedagógica das ATPs Andréa Zollner e Divanil Regina Terçarioli, juntamente com a supervisora de ensino Rosimeire dos Santos.

De acordo com Andréa Zollner, a Olimpíada tem a função de desenvolver o gosto pela matemática, incentivar o raciocínio lógico matemático, relacionar a matemática ao cotidiano do aluno e ampliar as estratégias de trabalho do educador, vinculando as atividades matemáticas à área lúdica.