SME no encontro de voluntários do Santander

13/10/2011

Urias Turbiani, da coordenadoria de convênios e projetos, representou a Secretaria Municipal da Educação de Assis no “Encontro de Voluntários Santander do Programa Escola Brasil-PEB” realizado no Hotel Holiday Inn, na capital paulista.

SME participa do encontro de voluntários do Santander O evento teve como objetivo principal compartilhar as experiências e aprendizados dos voluntários e escolas parceiras do PEB, discutir os erros, acertos e novas perspectivas para o projeto. A proposta do encontro foi divulgar a campanha de mobilização do Santander “Prova Brasil 2011: A grande festa da aprendizagem para todos”.

Os voluntários do Santander foram chamados para liderar junto com os gestores das escolas parceiras nas semanas que antecedem a Prova Brasil, tendo como objetivo resgatar o verdadeiro espírito da Avaliação externa e a legítima vocação do IDEB. A programação do evento contou com a participação de mais de 450 voluntários e teve a presença do Profº Mário Sérgio Cortella, professor e filósofo, doutorado em educação pela PUC-SP, e do Poeta Sérgio Vaz, poeta da periferia, agitador cultural e criador da Cooperifa(Cooperativa Cultural da Periferia) como palestrantes. O evento contou também com a presença do vice-presidente do Santander, Pedro Coutinho.

Além de Assis, outras duas secretarias municipais de Educação do Brasil foram convidadas para o evento, a de Cuiabá (MT) e Passos de Minas (MG).

Falando como representante da secretária Ângela Canassa, Turbiani partilhou no evento a experiência do PEB no município de Assis, que vem proporcionando a capacitação dos professores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Assis através dos Programas de Formação “Além dos Números” e “Além das Letras”.

Por meio da atuação voluntária dos funcionários do Santander, familiares, entre outros públicos de relacionamento, o PEB pretende contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da escola pública brasileira, fortalecendo sua relação com a comunidade na qual está inserida. Em Assis o Programa PEB conta com o apoio dos voluntários Thais Helen Rocha (Gerente Geral da Agencia Assis do Santander) e Alan Machado (Gerente de Relacionamento) que realizarão este mês um diagnóstico da escola Profº João Luis Galvão Ribeiro, para descobrirem quais as fragilidades da mesma e desenvolverem ações para melhorá-la. Essas podem referir-se aos âmbitos da gestão, pedagógico ou da infra-estrutura da escola parceira, nos eixos temáticos de esporte & recreação, arte & cultura, meio ambiente, diversidade e empreendedorismo & geração de renda.

Turbiani também lembrou no encontro, que em 2012, a Secretaria Municipal da Educação e os voluntários do Projeto Escola Brasil implantaram nas unidades escolares parceiras os Programas Temáticos disponibilizados pelo PEB como: Programa Educação Financeira, Programa Escola Ecoeficiente, Programa Espaços de Educação Digital e Programas de Empreendedorismo da Junior Achievement.

“Sem dúvida foi um belíssimo encontro onde tivemos a chance de novamente trocarmos experiências com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento oferecido pela secretaria em nossa cidade”, observou Turbiani.