Nestlé ministra capacitação alimentar em Assis

05/09/2011

Por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e a Nestlé, acontece nesta segunda e terça-feira, dias cinco e seis, no Clube da Terceira Idade de Assis, uma capacitação do Programa Nutrir, que contará com a presença de um gestor e um funcionário da cozinha, de cada unidade escolar do município, além de representantes dos conselhos, da Educação e Alimentação Escolar.

A informação é de Denise Calixto, do departamento de convênios e projetos da SME, que destaca ainda, que a capacitação terá um total de 16 horas/curso e abordará entre outros temas a importância de uma alimentação balanceada na infância, higiene e demais itens ligados a melhoria da qualidade da alimentação oferecida para as crianças.

“Além disso, os gestores poderão inscrever projetos relacionados à alimentação e desenvolvidos em suas escolas para concorrer ao prêmio Nutrir 2011, por meio do qual a Nestlé doa três mil reais as melhores idéias”, lembra Denise.

A capacitação, segundo ela é a principal ação do programa levado pela Nestlé às escolas públicas municipais de todo o Brasil, sendo que o Nutrir desenvolveu uma tecnologia social que se apóia em cursos de capacitação nas escolas, com duração de dois dias, que reúnem dois representantes de cada instituição de ensino dos municípios – um coordenador pedagógico e uma merendeira. A proposta é que os participantes possam depois multiplicar os conhecimentos adquiridos para pessoas que cuidam diretamente de crianças e adolescentes em suas comunidades, contribuindo para a organização e geração de recursos próprios.

No curso, como informa o site da Nestlé, as informações são transmitidas em linguagem coloquial, sem prejuízo de conteúdo. Evita-se falar em composição de nutrientes, por exemplo, mas sobre cores do prato, equilíbrio de insumos.

Os cursos oferecem um completo kit Nutrir, um plano de vôo para os futuros multiplicadores. Do material constam um manual antropométrico, a revista “Avisa Lá” (edição especial sobre o Nutrir, para professores de educação infantil), um guia do gestor, o Guia de Nutrição e um receituário com diversos pratos salgados e doces, sucos e dicas para a merenda escolar, bem como dicas e curiosidades sobre os alimentos, os livros GUISADINHO (Livro do Educador e Sugestões para brincar e se alimentar com alegria) e avental para as merendeiras. As culinaristas da equipe experimentam pratos novos em casa, depois testam com pessoas de seus círculos próximos, enfim, todos os esforços se unem na tarefa de criar o melhor alimento possível, do ponto de vista nutricional e também agradável ao paladar.

O trabalho dos multiplicadores é sempre valorizado mais adiante, por meio do Prêmio Nutrir. Criado em 2002, o Prêmio Nutrir reconhece projetos consistentes realizados pelas instituições que participam das capacitações.  A criação de receitas é uma etapa fundamental do progra

Há 10 anos leva educação alimentar para crianças e jovens com idades entre 5 a 14 anos, de comunidades de baixa renda de todo o país, o principal objetivo do Nutrir é contribuir para o combate à desnutrição e à obesidade por meio da educação. O programa foi concebido a partir da constatação de que muitas vezes a desnutrição não se deve à indisponibilidade de alimentos, mas sim à falta de informação.
“Sem dúvida alguma eu creio que este curso que a Nestlé traz para a nossa cidade na semana que vem será de grande valia para o setor, uma vez que a partir de uma metodologia lúdica, o programa transmite a educadores, merendeiras e famílias, conceitos de saúde, higiene e aproveitamento máximo dos alimentos, sendo a finalidade desse trabalho é que todos criem hábitos saudáveis e obtenham a melhor nutrição a partir dos recursos disponíveis”, concluiu Denise Calixto.