Assis, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Conselheiros avaliam como positivo o 1º semestre

22/08/2011

 

Em reunião ordinária ocorrida na semana passada na sede da Secretaria Municipal da Educação de Assis, os conselheiros municipais avaliaram como positivo o trabalho desenvolvido pela pasta no primeiro semestre deste ano.

A informação é de Urias Turbiani, da coordenadoria de programas e projetos da SME, que ao lado da secretária Ângela Canassa apresentou aos conselheiros um balanço de todo o trabalho desenvolvido nos primeiros seis meses de 2011, contidos no relatório semestral entregue aos mesmos durante o encontro, que informa entre outras coisas, que o município de Assis possui 30 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental., sendo que o atendimento na modalidade creche da educação infantil é oferecido por 12 escolas municipais, sendo 5 especialmente destinadas ao atendimento exclusivo de crianças na faixa de 0 a 3 anos de idade.

Turbiani lembrou aos conselheiros que hoje a Secretaria Municipal da Educação desenvolve os seguintes projetos: Programa Ler e Escrever (2º ao 5º ano), Buriti Mirim (Jardim I e II e 1º ano do Ensino Fundamental, Saúde vai à Escola, Informática na Escola, Série Destino Saraiva (Matemática) e Mais Educação, em parceria com o MEC, dentre outros.

“Foi apresentado aos conselheiros um balanço geral do Saúde Vai à Escola, bem como da Hora do Conto e Urgência e Emergência, que são projetos integrados e que funcionam mediante parceria com o Hospital Regional de Assis”, destacou Turbiani

Entre as escolas municipais, o relatório semestral informa ainda que seis  atendem em tempo integral, sendo uma de educação infantil (pré-escola) e 5 de ensino fundamental, sendo que as  escolas de tempo integral desenvolvem as oficinas: Leitura e Informática; Meio Ambiente; Atividades Físicas e Motoras; Artes; Experiências Matemáticas; Ensino Profissionalizante; Educação Especial; CEDET (Centro de Dotação e Talento – Parceria com a UNESP), Projeto de Música “Batuque Batuta”; Projeto “Escola Beija-Flor”.

Os conselheiros ainda ouviram uma explanação sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Assis das escolas municipais da Rede Municipal de Ensino – 5ª série, ano 2009, é de 5,8, acima da meta em 14% (PORTAL IDEB). Este índice corresponde ao ano de 2013 (5,7). Os índices do IDEB de 2005 e 2007 foram, respectivamente; 5,17 e 5,48, além do que foram informados sobre os detalhes do projeto de ampliação da escola Rubem Alves, com aproveitamento parcial da praça da Concha Acústica, o qual foi aprovado por unanimidade pelo Conselho.  

Sobre o Plano de Carreira do Magistério, a secretária Ângela Canassa comunicou ao Conselho a primeira promoção dos profissionais docentes da Rede Municipal de Ensino, decorrente da implantação do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, a Promoção Horizontal pela evolução acadêmica ou titulação. Os professores receberão aumento salarial de 10%, 15% ou 25%, conforme a sua titulação.

Ainda fez parte da pauta do encontro, a apresentação da proposta de contratar ainda este ano mais professores eventuais para atuar nas creches municipais, em substituição aos estagiários, na medida em que os contratos dos mesmos forem vencendo.

Ao final da reunião ordinária, os conselheiros visitaram as instalações do novo almoxarifado da Secretaria Municipal da Educação, construído em área anexa a própria secretaria, na avenida Getúlio Vargas, esquina com a rua Antônio José dos Santos,  que desde a semana passada vem recebendo os retoques finais para a preparação do prédio para a inauguração e conseqüente entrega à população.

Batizado de “Departamento de Suprimentos – Material – Serviços e Patrimônios”, o novo prédio, planejado inicialmente para servir de almoxarifado da educação municipal, segundo disse Canassa aos conselheiros, na verdade irá abrigar também todo o setor de compras, licitações e patrimônio da SME: “Na verdade trata-se de um investimento para o futuro, pois este prédio terá capacidade de suprir a demanda de nossa educação municipal por pelo menos mais 30 ou 40 anos, graças ao seu espaço e acomodações planejadas pensando no atendimento em longo prazo, ou seja, nós não trabalhamos com o pensamento no hoje, mas sim, na preparação do amanhã”, destacou a secretária, lembrando que durante todo o projeto de construção, foi observada a adoção e garantia de acesso de pessoas portadoras de deficiência ao novo espaço. 


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados