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Assis participa de curso sobre educação inclusiva

11/08/2011

 

 

Representada pela supervisora de ensino Rosimeire dos Santos e  pela assistente técnica pedagógica Gislane Aparecida Marinelli da Silva, a Secretaria Municipal da Educação de Assis, por meio do seu departamento de educação especial, participou durante toda a semana passada do VI Curso de Formação de Gestores e Educadores Educação Inclusiva: direito à diversidade realizado em Ourinhos e  viabilizado através de recursos disponibilizados pela SECAD (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e Ministério da Educação (MEC), organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e que contou com a participação de 300 pessoas, entre representantes de 45 municípios da região e profissionais da educação do próprio município. 

Assis participa de curso sobre educação inclusiva  Rosemeire explica, que o objetivo do curso foi trabalhar para garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, bem como, disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementação nos municípios brasileiros. Além disso, efetiva um amplo projeto de formação continuada aos profissionais, garantindo um novo olhar sobre os educandos com necessidades educacionais especiais, promovendo assim uma escola que atenda a todos.

No caso específico assisense, ela lembra que a participação foi muito importante, pois por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, nossa cidade oferece atualmente atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais e em centros de atendimento educacional especializado (Equoterapia, Fênix- Educação para o Autista, Golfinho- Natação Adaptada, Estimulação Pedagógica e Fonoarticulatória, Interprete em Libras , Educação Física Adaptada e o CEDET - Centro para o Desenvolvimento de Dotação e Talento), sendo que esta troca de experiências proporcionada pelo curso é muito importante, segundo análise da supervisora.

“O Curso foi de grande valia mesmo, pois proporcionou reflexão quanto ao compromisso , de todos, em assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, garantindo assim que as pessoas com necessidades educativas especiais não sejam excluídas do sistema geral de ensino, para isso o papel imprescindível dos Gestores em realizar medidas que efetivem o pleno acesso a educação em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social.”

Durante os cinco dias do curso, foram proferidas palestras com os seguintes profissionais e respectivos temas:   

"A Educação como Fator de Inclusão": Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira (Promotor de Justiça); "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva": Drª Cláudia Grabois (Advogada); "Marcos Legais - Direito das Pessoas com Deficiência": Profª Adriana Sapede Rodrigues (Pedagoga); "Tecnologia Assistiva": Profª Raquel Gomes; "Transtornos Globais do Desenvolvimento": Profª Luci Toreli Isaltino,

"Projeto Político Pedagógico" e "Construindo um Plano de Atendimento Educacional Especializado": Prof. Mozart Petruy; "Deficiência Visual": Profª Lia de Andrade Junqueira;  "Deficiência Auditiva": Profº Marco Antônio Arriens (Psicólogo); "Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Mental": Dr. Vicente José Assencio Ferreira (Neuropediatra); "Altas Habilidades/Superdotação": Profº Dr. Miguel Chacon (Psicólogo) e Profº Carlos Eduardo Paulino.

Organização do evento

Além de Assis e a o município sede (Ourinhos) participaram do evento, representantes das cidades de Águas de Santa Bárbara; Agudos; Alvinlândia; Arandu; Bernardino de Campos; Borebi; Cabrália Paulista; Campos Novos Paulista; Cândido Mota; Canitar; Cerqueira César; Chavantes; Echaporã; Espírito Santo do Turvo; Fartura; Fernão; Iaras; Ibirarema; Ipaussu; Itaberá; Itatinga; Lençóis Paulista; Lucianópolis; Lupércio; Lutécia; Manduri; Maracaí; Ocauçu; Palmital; Paraguaçu Paulista; Pedrinhas Paulista; Piraju; Piratininga; Pratânia; Quatá; Ribeirão do Sul; Salto Grande; Santa Cruz do Rio Pardo; São Pedro do Turvo; Sarutaiá; Tarumã; Tejupá; Timburi e Ubirajara.

“Não tenho duvidas de que foi uma semana bastante produtiva, onde pudemos conhecer novas experiências e trocar idéias sobre como melhorarmos ainda mais o trabalho desenvolvido hoje em nossa cidade, uma vez ser este o objetivo primeiro do educador, ou seja, buscar sempre oferecer o melhor para a sua clientela e no caso especifico deste curso do qual participamos, trabalhar pela melhoria da educação inclusiva, pois se formos analisar com clareza, é simples praticar a inclusão, pois, todos nós, em algum momento, precisamos ser incluídos em algum ambiente que convivemos e por isso, eu entendo ser de suma importância que a educação venha contribuir de forma decisiva para conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância de estabelecer este novo olhar para as pessoas com necessidades educacionais especiais, acolhendo-as e incluindo-as na sociedade", observou Rosimeire dos Santos. 

 


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