Espetáculo “Parangolê” será encenado em Assis

02/08/2011

Neste mês de agosto, o grupo de teatro Armatrux encenará na cidade de Assis o espetáculo “Parangolê”, como parte de uma turnê que a trupe teatral mineira, inicia este mês pelo Estado de São Paulo promovendo apresentações e oficinas gratuitas que tratam do tema do consumo consciente de energia.

O projeto “Circulação Armatrux”, que conta na cidade com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Fundação Assisense de Cultura vem sendo desenvolvido através do PROAC – ICMS – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e conta com o apoio cultural das empresas Vale Paranapanema em Assis, Caiuá nas regiões de Presidente Prudente e Adamantina e Nacional em Catanduva, sendo que todas estas regiões receberão o espetáculo.

O espetáculo, que será encenado em Assis nos dias nove e dez deste mês, conta a história de duas palhaças, a apresentadora e sua assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. De forma lúdica, a palhaça assistente simboliza o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso, e a palhaça apresentadora sente na própria pele as conseqüências de seu mau uso da energia. Durante a apresentação, também são inseridas dicas de segurança de forma lúdica, deixando-a divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

Além da peça, o grupo oferecerá ainda uma programação integrada. As oficinas “Dramaturgia do Lixo” buscam educar para o tratamento adequado do lixo. Através de materiais que seriam descartados frequentemente como garrafas Pet, caixas de leite e papéis de bala, o grupo mostra ainda que é possível realizar todo o processo de criação teatral desde a confecção de bonecos e criação de texto até a encenação. As oficinas são destinadas os educadores com o objetivo de multiplicar posteriormente o aprendizado aos alunos, num total de 60 vagas oferecidas a cada cidade por onde a trupe passar.

No dia nove, o espetáculo será encenado as nove e às 14 horas no cine municipal Piracaia e às 16 horas na escola Coraly Júlia Gonçalves Carneiro. Já no dia 10, o teatro municipal recebe o espetáculo as 9 e às 14 horas, sendo que às quatro horas da tarde, a trupe visita a escola Darcy Ribeiro.