Secretária destaca qualidade da merenda oferecida

01/08/2011

Em entrevista concedida no sábado, dia 23, à Rádio Cidade de Assis FM, a secretária municipal da Educação, professora Ângela Canassa falou da importância da cidade receber uma conferencia alimentar e elogiou a qualidade da merenda escolar ofertada hoje no município, seja aos alunos da rede municipal, como também da estadual.

E como um dos pontos que contribuíram para a melhoria desta qualidade nos serviços, ela enfatizou o convênio firmado desde o ano passado com a Aprumar, entidade da qual, desde então, o município passou a adquirir os produtos hortifrutigranjeiros oferecidos no cardápio.

Dentro deste contexto, lembra Canassa, que Assis foi um dos primeiros municípios brasileiros a atender a Lei Federal 11947, de 16 de junho de 2009, que obriga aos municípios onde haja a agricultura familiar, a adquirirem 30% dos produtos utilizados na merenda escolar, diretamente dos seus pequenos produtores.

“E para nós é uma satisfação podermos atender tal dispositivo legal, pois mais do que atendendo ao que determina a legislação, fomos pioneiros na implantação do programa e com isso, auxiliando em muito os nossos pequenos produtores, garantindo a eles, desde o inicio do ano passado, uma fonte de renda a mais, ao final de cada mês”, lembrou Canassa.

Ela explica ainda, que no caso específico da cidade de Assis, para garantir que sempre alimentos frescos estejam chegando às escolas e creches, as entregas de produtos, da associação dos produtores para a merenda escolar são semanais, atingindo mais de 10 toneladas ao final de cada mês.

Além doa avanço, segundo Canassa, alcançado pela merenda assisense a partir do momento em que passou a adquirir os hortifrutigranjeiros diretamente dos pequenos produtores da cidade, a oferta da carne de avestruz, também inserida desde o ano passado no cardápio das escolas assisenses também representou um grande avanço, por ser considerada Ministério da Saúde, como a carne mais light do mundo.

Contudo, como lembra Canassa, além de carne de avestruz, a qualidade nutricional da merenda a ser servida está garantida também, pela presença de um amplo e cuidadoso cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas da SME.

Dentre os produtos que atualmente compõe a listagem encontram-se cerca de 46 produtos, com destaque para o nhame, acelga, acerola, berinjela, beterraba, escarola, espinafre, couve-flor, maracujá, mamão, melão, uva, rúcula, pepino e demais frutas e verduras, além de ovos de galinha e codorna. Entre as carnes, o cardápio para este ano conta petiscos suínos de partes nobres, além de almôndegas de carne, coxão mole, lagarto, patinho, carne de boi moída, coxa e sobre coxa de frango, file de peito de frango, asinha de frango, além de filé de peixe (piramutaba) e a carne de avestruz, que é servida moída e nas chamadas iscas (em tiras), da coxa e sobre coxa da gigantesca ave.

Na relação, ainda há uma grande quantidade de sucos, além de frios e embutidos, que vão compor a merenda deste ano.

Outros vinte produtos compõem a lista de alimentos formulados, entre os quais, merecem destaque a barra de cereais, com gergelim, coco e uva passa, além sucrilhos de diversos sabores, que serão servidos com bebidas lácteas, enriquecidas com aveia, vitaminas e minerais.

Completam a lista, 72 produtos estocáveis, dentre eles, o arroz, feijão, açúcar e outros itens, que fazem parte do cardápio da merenda escolar assisense.

“E é por isso que eu posso garantir que a qualidade da merenda escolar servidas nas escolas de nossa cidade é excelente, pois eu mesma, faço questão de visitar periodicamente a cozinha piloto e mais ainda, sempre estou em alguma de nossas escolas tomando um lanche ou almoçando com os alunos e comendo o mesmo que é servido a eles”, afirma a secretária, que lembra ainda que a merenda escolar servidas nas escolas da cidade atende todos os requisitos pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação e mais ainda, sua preparação e consumo é acompanhada, não apenas por ela, como também pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

“E agora a merenda não será mais transportadas pelas antigas peruas kombis, as quais estamos retirando de circulação e substituindo-as por caminhões baú, totalmente equipados com câmaras especiais, para que o transporte seja mais seguro e a merenda chegue nas escolas com ainda mais qualidade”, concluiu a secretária Ângela Canassa.