Inscrições p/ Conferencia de Seg. Alimentar

19/07/2011

A Prefeitura Municipal de Assis, por meio da Secretaria Municipal da Educação está findando os preparativos para receber no município, numa promoção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) a 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Região de Marília, cujo lema será “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos” e deverá reunir na Unip, no próximo dia 26, cerca de 200 convidados, representando os 74 municípios que compõe a macro região de Marília, onde nossa cidade está incluída.

Na opinião da secretária municipal da Educação, professora Ângela Canassa trata-se de um evento de grande porte e que muitos benefícios poderá trazer ao município, tendo em vista que durante o evento estarão reunidos na cidade, secretários, prefeitos e demais autoridades educacionais de todas as cidades participantes, o que permitirá um leque muito grande de troca de idéias e experiências: “Oferecemos hoje para as nossas crianças uma merenda escolar reconhecidamente de ótima qualidade e com a realização desta grande conferência aqui em Assis estaremos tendo a oportunidade de aprimorar e melhorar ainda mais os nossos serviços, por meio desta troca de experiências com os demais municípios, uma vez que a nossa ideologia é, senão outra, oferecer sempre o que há de melhor aos nossos alunos, pois sabemos que em muitos casos, a alimentação que ele recebe na escola, é a única do seu dia”, disse Canassa.

Outro ponto importante destacado pela secretária é que representantes da área alimentar e nutricional no Ministério da Educação estarão na cidade supervisionando os trabalhos e acompanhando a escolha de um delegado, que irá representar a macro região na conferência nacional, a ser realizada em Brasília: “Esta escolha de um delegado para nos representar no encontro nacional, sem dúvida alguma será o ponto alto desta conferência que nossa cidade terá a honra de receber no dia 26”, lembrou Canassa.

O encontro, que terá como tema “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”, será dividido em diversos eixos temáticos (atividades), sendo que o primeiro irá discutir os avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar, buscando um diagnóstico sobre a insegurança alimentar e nutricional, fazendo um balanço dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional, além de buscar a apresentação de ações de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pela sociedade civil.
Já no eixo 2, será debatido o  Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, buscando a indicação de prioridades para o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto que no eixo 3, o tema será o Sistema e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com a articulação para a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além da mobilização e divulgação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site da Secretaria Municipal da Educaçãowww.educacaoassis.com.br, onde os interessados podem acessar o link disponível para as inscrições. Quem preferir poderá obter maiores esclarecimentos pelo telefone (18) 3302-4444, falando com a Denise ou Urias.

“É importante que os municípios interessados em participar deste grande evento confirmem suas inscrições o mais rápido possível, uma vez que se trata de uma conferência de grande porte e de suma importância, onde estaremos debatendo sobre a alimentação ofertada na atualidade aos nossos estudantes e principalmente, elegendo formas de ampliar e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido”, afirma Urias Turbiani, da SME.

13h – Credenciamento

14h – Abertura Solene

14h15 – Aprovação do Regimento Interno e eleição do Presidente e do secretário da conferência;

14h30 – Palestra “Direito Humano a uma Alimentação Adequada”

15h – Intervalo

15h15 – Apresentação do tema da Conferência e eixos temáticos

15h30 – Discussão de grupos

16h30 – Apresentação das propostas à Plenária Final

17h – Eleição dos delegados para IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Fonte: CONVENIOS