Educação representou culturas do país em desfile

05/07/2011

Para mostrar a diversidade cultural encontrada no Brasil, as escolas da rede municipal de ensino de Assis participaram do desfile cívico em comemoração ao aniversário do município, na última sexta-feira (01), apresentando roupas, danças, modo de vida e todas as peculiaridades do povo dos estados brasileiros.

Educação representou culturas do país em desfile cívico O carro de abertura representou os pontos históricos da cidade, como a Catedral, o Parque Buracão, a Casa de Taipas, entre outros. Durante o desfile, os alunos apresentaram danças características de cada região. “Foi uma forma de mostrar o trabalho da Educação devido ao foco dado para as diversidades culturais do país e também  foi uma maneira de mostrar como os pais estão se envolvendo mais com o trabalho das escolas”,  afirmou Ângela Canassa.

Representando os diversos estados brasileiros, os alunos da escola Maria Clélia fizeram uma dança em vários pontos da avenida. A EMEIF “Henrique Zolner” fez menção ao Centro Oeste, enquanto a EMEIF “Coraly Júlia” apresentou a Ciranda, típica de Pernambuco. A EMEIF “João Luiz Galvão Ribeiro” mostrou todo o gingado da Capoeira, seguida pela escola “Manoel Simões” com o Bailado Cana Verde, típico das regiões Centro Oeste e Sul do Brasil.

A apresentação da Dança de Fitas ficou por conta das crianças da EMEIF “João Leão de Carvalho”, seguida pelas EMEIFs “Darcy Ribeiro” com Siriri, “Angélica Amorim” com Frevo. A EMEF “Firmino Leandro” mostrou o Maçariquinho, já o Carimbó ficou com a EMEIF “Maria José Valverde”, enquanto as escolas “Guimar Namo de Melo”, “Lucas Thomas Menk” e “João Mendes Junior” apresentaram as danças do Brasil, Balinha e Catira/Cateretê, respectivamente.

Folia de Reis, Quadrilha regional, Quadrilha popular, Dança Gaúcha, Samba lelê e dança do pezinho foram apresentadas pelos estudantes das escolas “Mafalda Salotti Bartholomei”, “Nísia Mercadante”, “Beija – Flor”, “João de Castro”, “irmã Maria Chaves” e “José Santilli”. Representando a Educação Física Escolar estavam os alunos das escolas “Maria Amélia de Castro Burali” e “Alides Celeste R. Carpintieri”.

De acordo com o Ézio Spera, prefeito de Assis, este foi um dos melhores desfiles. “Mesmo com a baixa temperatura houve grande participação do público. A Educação sempre marca presença e, no que concerne a prefeitura, é a nossa base e também o grupo com maior número de integrantes e com uma excelente organização”, afirmou.

Ainda na área de Educação Física, os projetos de Futsal, Atletismo, Xadrez e Ginástica Rítmica tiveram sua representação garantida com a participação dos alunos e professores, assim como as escolas de tempo integral, projetos de Educação Especial e de Meio Ambiente, além dos projetos “Ler e Escrever”, “Além dos Números” e “Inglês”.  Em todos os grupos, os pais dos alunos também desceram a avenida com camisetas com a frase “Eu sou presente na vida escolar do meu filho”.

Educação representou culturas do país em desfile cívico