Oficineiros de tempo integral participam de curso

29/06/2011

Com a presença da secretária municipal da Educação de Assis, a professora Ângela Canassa aconteceu esta semana na escola Maria Clélia de Oliveira Valim, na vila Souza/Operária um curso de formação, treinamento e aperfeiçoamento destinado aos cerca de 60 professores de oficinas que atuam na rede municipal de ensino assisense, junto às escolas de tempo integral e demais projetos da SME.

O objetivo, segundo Canassa foi debater e avaliar tudo o que foi feito neste primeiro semestre, apontando os pontos positivos e os negativos também, para que todo o trabalho possa realmente ser avaliado da melhor maneira possível e o que for necessário, mude ou se readapte, tudo sempre, segundo a secretária, com o objetivo principal de oferecer sempre o melhor aos alunos.

“As crianças, os alunos são nossa razão de existir e até mesmo de termos um emprego, um ganha pão. Daí a importância de sempre priorizarmos oferecer o melhor para estas crianças, pois senão existissem alunos, não existiriam professores”, avalia Canassa.

Defensora de que as oficinas não podem fugir do contexto de formação ensinado nas salas de aulas, mas sim, devem ser um complemento do trabalho, Canassa iniciou o treinamento mostrando aos presentes uma palestra em vídeo chamada “Como deve ser a escola de tempo integral” , que aborda o que se espera deste tipo de unidade de ensino, tratando entre outros temas, de  como tornar o ambiente da escola de tempo integral mais agradável aos alunos.

Ela destacou quais são os passos a serem seguidos para que a escola de tempo integral obtenha sucesso em suas atividades, afirmando que o educador de uma oficina, o oficineiro deve vivenciar, oferecer aos alunos outras experiências; temas geradores (para despertar o interesse por novos saberes); problematização; conscientização; ação política e cultural; inovação, renovação e reforma; ser diferente e fazer a  sua parte.

Ainda foi mostrado o vídeo sobre o programa “Mais Educação” com a fala do ministro Fernando Hadadd sobre as metas de investimento público em educação.

“As crianças devem sentir prazer em estar nas escolas, os oficineiros precisam procurar inovar sempre, novos métodos mais atrativos, só assim ela irá aprender. Deve haver uma interação entre as oficinas e isso deve partir dos professores ”, disse Ângela Canassa.

Na seqüência, todos os presentes foram divididos me grupos para realizar um estudo sobre as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre e foi apresentado um texto sobre como aplicar os jogos em sala de aula e suas contribuições para as aulas e para as crianças, sendo que os professores devem ser os mediadores, os orientadores destes jogos.

“Foi um encontro bastante proveitoso, pois os nossos oficineiros demonstraram bastante interesse e realmente estarem ali avaliando o trabalho já realizado e fazendo planos para o segundo semestre e isso nos deixa muito felizes, pois como eu sempre digo, o aluno e a razão de nossa existência e para ele devemos sempre estar prontos e principalmente aptos a oferecer o melhor e nada menos que isso”, concluiu a secretária da Educação.