Município adquire material didático de música

15/06/2011

Cerca de 60 docentes, entre professores e coordenadores, de cada unidade escolar da rede municipal passarão por uma capacitação referente ao ensino da música nesta quinta-feira (16), às 19h, no Centro Cultural Dona Pimpa, para a apresentação do material pedagógico publicado pela Editora Saraiva e adquirido pela Secretaria Municipal da Educação neste ano.

Município adquire material didático de músicaDesde a implantação do ensino de música na rede municipal de ensino de Assis, através da lei nº 11.769 de 2008, os professores regulares e das oficinas da área não tinham um material de referência para a preparação e aplicação das aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A partir de agora, a base para a disciplina serão os livros da coleção “Batuque Batuta” que atende aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

“Fizemos uma análise do material e percebemos que existem pontos muito fortes para o ensino da música, por isso optamos por capacitar tanto os professores regulares e de oficinas das escolas de tempo integral como os coordenadores pedagógicos para manter a qualidade do ensino e dar continuidade ao trabalho nos próximos anos”, explicou Divanil Regina Terçariolii, assistente técnica pedagógica da SME.

A capacitação será conduzida pela autora Ana Favareto que mostrará o conteúdo da coleção e dará orientações de como realizar as atividades teóricas e práticas durante as aulas de música.  “A expectativa é que a qualidade do ensino melhore a cada dia e também que possamos identificar os nossos talentos e despertar nos alunos o interesse pela música num todo e, principalmente, pela música brasileira”, disse Divanil.

A coleção didática busca desenvolver a sensibilidade musical e a aptidão artística dos alunos, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas que acompanham a criança nas suas primeiras descobertas, valorizando as diversas culturas musicais. A obra é composta por cinco livros e cada volume acompanha um CD para explorar sons e canções brasileiras, inclusive com composições inéditas, elaboradas pelos autores. Os livros estão organizados em oito módulos, com quatro lições cada, mantendo uma organização segura para o professor.