Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Ensino profissionalizante oferece 3 novos cursos

08/06/2010

O Departamento de Ensino Profissionalizante da Secretaria Municipal da Educação de Assis abrirá, na próxima segunda-feira (14 de junho) a partir das oito horas, o período de inscrições para três novos cursos na área de construção civil. Serão oferecidas, aproximadamente, 50 vagas para a formação de pedreiros, pintores de parede e eletricistas residenciais.

As aulas foram viabilizadas pela parceria firmada entre a prefeitura de Assis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, que também possibilitará a realização de cursos personalizados. “Serão cursos muito qualificados, iguais aos que são oferecidos em todo o Brasil”, destaca Rubens Roberto Alves, coordenador do Departamento de Ensino Profissionalizante da Secretaria da Educação.

Ele aponta que a Secretaria da Educação irá ceder o espaço onde serão conduzidas as aulas, enquanto o SENAI será responsável pela distribuição dos materiais utilizados pelos alunos e o pagamento dos instrutores que atuarão no decorrer dos cursos. “É uma proposta séria, que conta, inclusive, com o reconhecimento do Ministério da Educação”, ressalta.

Estarão disponíveis 16 vagas para cada curso. Todos terão uma carga horária de 160 horas, com aulas de segunda à quarta-feira, das 19h30 às 22h30. Os organizadores informam que o início das atividades deve acontecer no dia 21 de junho. “Serão procedimentos teóricos e, principalmente, práticos. Precisamos atender a demanda do mercado de trabalho, que tem sentido falta de novos profissionais nesta área”, avalia o coordenador.

Para controlar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, Alves aponta que os alunos deverão obter, ao final do conteúdo curricular, uma frequência mínima de 85%. “Para garantirmos o bom funcionamento das atividades, precisamos contar com o comprometimento dos estudantes”, diz.

A secretária municipal da Educação de Assis, professora Ângela Canassa, evidenciou a importância da parceria entre a prefeitura e o SENAI. “O sentimento de satisfação é muito grande, pois estamos, com estas oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento da população assisense e esta é a principal meta da Secretaria da Educação”, revela.

Para ela, a comunidade local deve aproveitar este momento para se qualificar profissionalmente. “Será uma ótima oportunidade, pois não terá custo algum. Os alunos receberão toda a estrutura física, os materiais, e só devem contribuir com sua presença e dedicação”, finaliza.

O período de inscrições terá início às oito horas (por ordem de chegada), na sede da Escola Municipal de Ensino Profissionalizante de Construção Civil (Rua Otacílio Dorácio Mendes, 31 – Vila Operária). Os interessados devem comparecer ao local levando cópias e originais de seus documentos pessoais (RG e CPF).

Fonte: Assessoria - SME