Exposição de trabalhos é realizada pelas oficinas

07/06/2011

Está organizada para visitação durante todo o mês de junho, no Centro de Referência Ambiental no Parque Buracão, a Exposição de parte dos trabalhos realizados por alunos e professores, do Ensino Fundamental - Ciclo I, nas Oficinas de Educação Ambiental, das escolas de Tempo Integral.

Exposição de trabalhos é realizada pelas oficinas de educação ambientalAs unidades escolares que produziram os materiais são EMEIF Nísia Mercadante Canto de Andrade, EMEIF Mafalda Salotti Bartholomei, EMEIF Maria Clélia O. Valim, EMEIF João Luiz Galvão Ribeiro e EMEIF João Leão de Carvalho e Beija-Flor. A exposição é aberta a toda a comunidade assisense e aos alunos da rede municipal de ensino.

Os trabalhos estão organizados em cinco temas: solo, resíduos sólidos (decomposição e classificação), Brinquedolândia (brinquedos construídos a partir recicláveis), de onde vem oque comemos? (consumimos) e Onda de conhecimento que teve início a partir de um diagnóstico inicial, mostrando o que os alunos sabiam sobre diferentes assuntos. Em seguida foram elaboradas atividades diversificadas para, no decorrer do ano, serem construídos e ampliados estes conhecimentos.

Dentre as atividades realizadas está o projeto Meio Ambiente em palavras, que levou os alunos a pesquisarem em livros, dicionários e internet as definições de alguns termos. O objetivo era de leva-los a confrontarem as descobertas com suas hipóteses iniciais. Esta pesquisa resultou em jogos de perguntas e respostas e até em um Dicionário Virtual elaborado pelos estudantes da EMEIF João Leão de Carvalho.

"Através da realização de todas estas ações, promovendo atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos na construção de noções básicas relacionadas aos cuidados e preservação do meio ambiente, os professores estão atendendo aos objetivos do nosso Plano Pedagógico, ou seja, garantindo um ambiente escolar ideal para a formação da identidade dos alunos como cidadãos conscientes de suas responsabilidades”, afirmou Nelma Viviane, assistente técnica pedagógica da SME.

Exposição de trabalhos é realizada pelas oficinas de educação ambiental