Alunos fazem passeio ecológico e visitam exposição

07/06/2011

Resgatando a história dos 40 anos do Parque João Domingos Coelho, Parque Buracão, e dando continuidade às atividades da Agenda Ambiental de Assis, cerca de 30 alunos da EMEIF Darcy Ribeiro participaram de um passeio ecológico e visitaram a exposição realizada por outras unidades escolares.

Alunos fazem passeio ecológico e visitam exposição Os estudantes receberam orientações dos responsáveis do Centro de Referência em Educação Ambiental e da Polícia Ambiental sobre assoreamento, recuperação de mata ciliar, preservação das nascentes e, principalmente, da nascente Fortuninha que está no Parque Buracão.

“Estas ações sempre foram realizadas em apenas um dia, porém conseguimos reunir entidades públicas e privadas e ampliamos estas atividades para que a educação ambiental saia de dentro da escola, ampliando o conhecimento tanto dos alunos como de toda a comunidade assisense sobre a realidade do município”, explicou Antônio Marcos Nogueira, coordenador do Centro de Referência em Educação Ambiental de Assis.

As crianças conheceram as dependências do Parque Buracão e aprenderam também por meio dos materiais produzidos por alunos e professores de escolas de tempo integral. “Gosto muito deste lugar (parque), porque aqui eu aprendo a cuidar mais do meio ambiente e a como separar o lixo e jogar em lugares certos”, disse a aluna Laís Kerin Ribeiro, de 9 anos.

“Quando as crianças saem da sala de aula e conhecem a realidade em que vivem e as ações do meio ambiente, a conscientização sobre preservação se torna maior, fica mais próxima deles e assim o pensamento evolui e as teorias ficam mais reais”, comentou a professora Vilma Machado.

As atividades da agenda ambiental estão programadas para acontecerem até o final deste mês, com debates, visitas, passeios ecológicos, palestras e cursos que envolverão diversas entidades e instituições de Assis.