Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Xadrez - Assisenses marcam pontos no ranking

08/06/2010

O 1º Torneio Internacional de Xadrez, organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e disputado de 29 de maio a cinco de junho em Assis, foi bastante produtivo para a carreira de três enxadristas assisenses, que após a divulgação da pontuação final do torneio, conseguiram pela primeira pontuarem no ranking internacional do esporte do tabuleiro alvinegro.

Pela ordem, Luiz Francisco Batista,  Henri Meschede e Gustavo Canassa, todos da cidade de Assis e que já despontavam há muito tempo como promessas dentro do esporte, agora fazem parte do ranking mundial de xadrez, podendo com isso, serem convidados a participar de campeonatos internacionais: “Para nós é uma alegria imensa podermos contar com valores assisenses no ranking mundial de xadrez, pois isso serve ainda mais para levar adiante o nome de nossa cidade e com isso, comprovar ainda mais que Assis é uma cidade onde se respira o esporte”, disse o prefeito Ézio Spera.

O mesmo pensamento possui a secretária da Educação, Ângela Canassa, que entende ser de fundamental importância uma cidade do porte de Assis, poder contar com três enxadristas no ranking internacional: “Sem dúvida alguma, eu acredito ser este, um motivo para se comemorar, pois agora contamos em nossa cidade com jogadores que poderão em um futuro breve estarem representando nossa cidade em torneios internacionais, inclusive no exterior”, disse.

O 1º Torneio Internacional de Xadrez de Assis foi vencido pelo mestre brasileiro Silvio Eduardo de Camargo, da cidade de Salto. O argentino Leandro Daniel Perdomo ficou na segunda colocação, seguido por Roberto Suardi Júnior (Itapetininga), Renato Andrade Santos (Araraquara) e Dirk Dagobert Van Riemsdi, que é um holandês, que atualmente está radicado e compete por Bragança Paulista.

PAULISTA – Além de vencer o torneio internacional, Sílvio Eduardo também ficou com o titulo absoluto do Aberto Paulista, disputado no domingo, dia seis, na quadra da escola Maria José Valverde, seguido pelo argentino Perdomo e por Roberto Suard. Na categoria livre, o paulista foi conquistado por Luiz Francisco Sampaio (masculino) e Juliana Aparecida dos Santos (feminino). O titulo do sub-8 ficou com Adryel de Oliveira; Pedro Milliarini venceu o sub-10; Leandro Negrão venceu o sub-12; Renan Castro conquistou o sub-14; Henrique Cremonez venceu o sub-16 e Lucas Lopes Moreira conquistou a primeira colocação no sub-18.

“Sem dúvida alguma foi uma semana intensa e de muita festa e alegria para toda a nossa comunidade, pois Assis foi a primeira cidade do oeste paulista a receber simultaneamente um torneio da confederação brasileira e outra da federação paulista, o que nos enche de orgulho”, avalia Cristiane Meira, professora responsável pelo projeto xadrez, da SME/Amea.

Fonte: Assessoria - SME