Ganhadores de concurso de desenho são homenageados

02/06/2011

Na última sessão da Câmara, dia 30, as crianças que tiveram seus desenhos escolhidos no concurso de desenho em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foram homenageados e receberam prêmios pelos trabalhos desenvolvidos que resultaram em um cartaz. O concurso foi proposto pela Rede Ciranda em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Ganhadores de concurso de desenho foram homenageados e receberam prêmiosOs desenhos vencedores foram confeccionados por Bruna Cristina (8 anos) que recebeu como prêmio uma bicicleta doada por um empresa de Assis, Luis Gustavo (16 anos) e Ellen Caroline (16 anos) que foram presenteados com uma bola de basquete. Durante a participação no concurso, as crianças nãos sabiam que haveria premiações, a participação foi incentivada pelos educadores e eles decidiram espontaneamente fazer parte do concurso.

O cartaz confeccionado pela Secretaria Municipal da Educação foi distribuído a todos os vereadores presentes na sessão da Câmara e também em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, escolas municipais e instituições ligadas a Rede Ciranda. “Quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram, parabenizar as crianças por terem participado do concurso e dizer aos pais para continuarem incentivando seus filhos, pois momentos como estes são inesquecíveis”, comentou Ângela Canassa, secretária da Educação.

A proposta lançada foi para que o assunto sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes fizesse parte da rotina de trabalho das 18 instituições participantes para mobilizar em média 500 crianças. Antes de criarem os desenhos, todos os participantes do concurso fizeram pesquisas sobre o tema e utilizaram outros recursos como teatro, debates, etc., para discutirem o assunto.

“As entidades desenvolveram um trabalho para observarem o conteúdo trazido de casa pelas crianças e pelos adolescentes e o que eles expressavam nos desenhos. Assim foi possível avaliar cada um deles e realizar um trabalho de investigação”, explicou Raquel Nobrega, técnica de execução do projeto Rede Ciranda de Assis.

No final da homenagem, um grupo de jovens do Programa Pró-Jovem apresentaram um rap sobre o tema. Também estiveram presentes na ocasião os pais e familiares das crianças vencedoras do concurso, a secretária municipal da Educação, Ângela Canassa, e representantes da Rede Ciranda, do Programa Pró-Jovem e da Secretaria Municipal da Assistência Social.