Ganhadores de concurso de desenho são homenageados
Na última sessão da Câmara, dia 30, as crianças que tiveram seus desenhos escolhidos no concurso de desenho em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foram homenageados e receberam prêmios pelos trabalhos desenvolvidos que resultaram em um cartaz. O concurso foi proposto pela Rede Ciranda em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
Os desenhos vencedores foram confeccionados por Bruna Cristina (8 anos) que recebeu como prêmio uma bicicleta doada por um empresa de Assis, Luis Gustavo (16 anos) e Ellen Caroline (16 anos) que foram presenteados com uma bola de basquete. Durante a participação no concurso, as crianças nãos sabiam que haveria premiações, a participação foi incentivada pelos educadores e eles decidiram espontaneamente fazer parte do concurso.
O cartaz confeccionado pela Secretaria Municipal da Educação foi distribuído a todos os vereadores presentes na sessão da Câmara e também em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, escolas municipais e instituições ligadas a Rede Ciranda. “Quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram, parabenizar as crianças por terem participado do concurso e dizer aos pais para continuarem incentivando seus filhos, pois momentos como estes são inesquecíveis”, comentou Ângela Canassa, secretária da Educação.
A proposta lançada foi para que o assunto sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes fizesse parte da rotina de trabalho das 18 instituições participantes para mobilizar em média 500 crianças. Antes de criarem os desenhos, todos os participantes do concurso fizeram pesquisas sobre o tema e utilizaram outros recursos como teatro, debates, etc., para discutirem o assunto.
“As entidades desenvolveram um trabalho para observarem o conteúdo trazido de casa pelas crianças e pelos adolescentes e o que eles expressavam nos desenhos. Assim foi possível avaliar cada um deles e realizar um trabalho de investigação”, explicou Raquel Nobrega, técnica de execução do projeto Rede Ciranda de Assis.
No final da homenagem, um grupo de jovens do Programa Pró-Jovem apresentaram um rap sobre o tema. Também estiveram presentes na ocasião os pais e familiares das crianças vencedoras do concurso, a secretária municipal da Educação, Ângela Canassa, e representantes da Rede Ciranda, do Programa Pró-Jovem e da Secretaria Municipal da Assistência Social.