Projeto de Lei para criação do CEDET é aprovado

01/06/2011

Foi aprovado no dia 30 de maio, durante a última sessão da Câmara de Assis, o projeto de lei nº40/2011 para a criação do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) que será uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista, campus Assis, com a Secretaria Municipal da Educação.  O objetivo deste projeto é realizar mudanças no sistema de ensino através de uma construção coletiva entre escola, família e sociedade para os alunos que merecem atenção especial.

Durante a sessão, a supervisora de ensino e responsável pelo Departamento de Educação Especial da SME, Rosemeire dos Santos, explicou como se deu a ideia deste projeto. “A iniciativa de uma Escola Inclusiva se deu para servir como uma via para lidar com a diversidade de características e necessidades educativas de todos e cada um dos alunos. Dentro deste referencial coloca-se a Educação Especial, e em particular a Educação de Dotados e Talentosos, não como uma correção de possíveis deslizes na qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, mas como um esforço intencional direcionado às necessidades específicas de um grupo especial de alunos”, defendeu a supervisora.

O CEDET é uma instituição organizada para encontrar, localizar e orientar o projeto educacional de crianças bem dotadas e talentosas da comunidade, trabalhando em colaboração e co-responsabilidade com a escola regular. Este trabalho vem acontecendo na SME e na Diretoria de Ensino através do Departamento de Psicologia Experimental da Unesp, com o auxílio da professora Carina Alexandra Rondini e assessorado pela fundadora da metodologia CEDET, Doutora Zenita Cunha Guenther.

De acordo com o artigo7, parecer nº 13, do Conselho Nacional de Educação (CNE) “os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação e com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes”.

Seguindo as orientações do Conselho Nacional da Educação, o CEDET identificará estes alunos com sinais de dotação e talento em Assis e oferecerá um atendimento educacional especializado. Atualmente, o CEDET já tem 34 crianças identificadas e mais 103 em processo de identificação.

“O processo de identificação se inicia no 3º ano do Ensino Fundamental e, após essa etapa, as crianças e os jovens com capacidade acima da média são atendidas pelo CEDET até a entrada na Universidade. Este projeto é um avanço para a nossa região, sendo que o Centro mais próximo fica m São José dos Campos, por isso Assis será pioneira no desenvolvimento deste trabalho em nossa região”, disse Ângela Canassa, secretária da Educação.