Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Jardim Eldorado ganha uma nova escola

07/06/2010

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação entrega na próxima sexta-feira, dia 11 de junho para a população assisense o novo prédio da escola municipal Coraly Júlia Gonçalves Carneiro, do Jardim Eldorado/Nova Assis.

A data foi confirmada ontem pela secretária municipal da Educação, Ângela Canassa, que avalia como uma vitória e uma conquista de toda a população, uma vez que mais do que uma escola, aquela região da cidade estará sendo contemplada com um amplo complexo educacional.

“Após a entrega deste novo prédio, os alunos serão transferidos para a nova área e nós daremos início a reforma da antiga escola, inclusive com a construção de uma nova quadra de esportes, sendo que ao final de todas as etapas, estaremos dotando aquela região da cidade, de um amplo e complexo educacional, que atenderá a creche, ensino infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, além de oferecer a população o ensino profissionalizante”, destacou Canassa.

Ela explica ainda, que a escolha da escola Coraly Júlia para abrigar este amplo complexo educacional, deve-se ao fato da unidade escolar possuir uma localização estratégica, estando bem no limite entre o Jardim Eldorado e o bairro Nova Assis, além de oferecer uma rápida ligação com todo o chamado Complexo Prudenciana, Jardim Três Américas, Vila Ribeiro e demais bairros localizados naquela região da cidade, que tende a se expandir ainda mais, com a construção das novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Após todas as obras concluídas e ambos os prédios, o novo e o antigo aptos a receber estudantes, a escola Coraly poderá atender 900 alunos, o que representa um aumento superior a 100% em comparação ao número de vagas oferecidas atualmente, quando atende desde a creche até ao terceiro ano do ensino fundamental.

INVESTIMENTO RECORDE – A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal da Educação pretende investir neste ano de 2010, mais de R$ 10 Milhões apenas em obras de reformas, ampliação de espaço físico e construção de novas unidades.

O investimento, que teve início com a construção do novo prédio da escola Aparecida Manoel da Mota, onde foram gastos R$ 1.365.989,38 para oferecer melhores acomodações e um espaço físico adequado à comunidade e aos alunos matriculados no colégio municipal localizado no bairro Fiúza, tem agora como novo ápice, a entrega para a comunidade do Jardim Eldorado/Nova Assis, do novo prédio da escola Coraly Júlia Carneiro, onde foram investidos R$ 2.128.145,11. Porém, este montante ainda será acrescido, uma vez que após a entrega das novas instalações, construída em área anexa ao prédio atual, terá início da reforma, ampliação e construção da nova quadra da antiga escola, cujos valores a serem investidos, ainda dependem da conclusão do processo de licitação.

Fechando os investimentos previstos apenas para serem concluídos neste primeiro semestre, em reformas e ampliação do espaço físico, a SME informa já  gastou R$ 196.300,00 na escola Maria José da Silva Valderve, do Parque das Acácias e que  R$ 259.000,00 é o valor a ser gasto na escola municipal Maria Adilecta Ribeiro (Bonfim), cujas obras estão em andamento. A reforma da escola Rubem Alves (Concha Acústica) está orçada em R$ 89.600,00 e as obras também já estão sendo realizadas, a exemplo do que ocorre com a escola Alides Celeste Carpentieri (Jardim Paraná/Vila Progresso), onde será gasto um total de R$ 157.963,26.

Com estudos e projetos prontos, aguardando apenas a licitação para que as obras possam ser iniciadas, encontram-se, as reformas das escolas Henrique Zollner Neto, da vila Palhares, onde o investimento previsto é de R$ 480.863,63 e da escola Angélica Amorim Pereira, da vila Cláudia, cujas obras custarão R$ 31.321,75.

Sem valores ainda calculados, ainda para este primeiro semestre, estão previstas obras de reforma, ampliação e adequação do espaço físico, nas escolas Irmã Maria José Chaves (vila Boa Vista), Eunice de Lima Silveira (vila Glória) e Hilda Miras Silveira (vila Souza).

Já para o segundo semestre, dando seqüência ao chamado “pool de investimentos”, a Secretaria Municipal da Educação informa por meio de sua assessoria de imprensa, a realização de importantes obras nas escolas Maria Clélia de Oliveira Valim (vila Operária), João Mendes Júnior (Centro-Vila Xavier) e João de Castro (Parque Universitário).

Nesta soma de obras já concluídas ou que serão entregues neste ano, somam-se ainda a construção da nova quadra esportiva da escola Maria José Valverde (Parque das Acácias), entregue no inicio do ano, além da construção do novo prédio da creche Bambalalão (Jardim Paraná), que num investimento superior aos R$ 2 Milhões, incluiu a edificação de uma moderna quadra esportiva, que a exemplo do Parque das Acácias, será utilizada pela comunidade escolar e pela comunidade em geral.

Outra importante obra prevista no calendário da Secretaria da Educação, é a do novo almoxarifado da rede, abrigado em área localizada no próprio terreno onde se localiza a SME, na avenida Getúlio Vargas.

Com início previsto ainda para o final deste ano, será construída também, a nova creche Pequeno Polegar, na vila Ribeiro, cujo novo prédio ficará localizado na rua João Ribeiro, em área anexa a escola Darcy Ribeiro e ao posto de saúde do bairro. Hoje, a creche Pequeno Polegar funciona na rua Senhor do Bonfim, sendo que a mudança de endereço faz-se necessária, pelo fato de que o terreno atual não oferece condições para que a mesma seja ampliada.

Fonte: Assessoria - SME