Assis, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Inscrições para cursos serão por ordem de chegada

30/05/2011

 

Os interessados em uma das vagas oferecidas para os cursos de pintor de parede e pedreiro, cujas inscrições acontecem a partir do dia primeiro de junho, não precisam “dormir ou madrugar” na porta da escola municipal de Construção Civil, localizada na rua Octacílio Dorácio Mendes, na vila Operária, próximo do Parque Buracão.

O lembrete é do responsável pelo Departamento de Ensino Profissionalizante da Secretaria Municipal da Educação de Assis, Rubens Roberto Alves, o Rubinho.

Ele explica, que o atendimento será realizado por ordem de chegada, a partir das oito horas da manhã, ou seja, todos que estiverem no local neste horário, serão atendidos, até que todas as 40 vagas, sendo 20 para cada curso, sejam preenchidas: “É comum quando anunciamos a abertura de inscrições para cursos concorridos como estes, passarmos em frente da escola na noite anterior e observarmos pessoas já esperando amanhecer para efetuar suas matriculas, mas eu entendo que isso não seja preciso, pois como eu disse, vamos neste primeiro momento abrir 20 vagas para pedreiro e outras vinte para pintor de paredes”, disse.

A meta, segundo Rubinho é que este ano a escola de Construção Civil supere o ótimo resultado do ano passado, quando formou para o mercado de trabalho 60 novos profissionais, contra 34 em 2009.

Neste sentido, para o segundo semestre, a pretensão é que em parceria também com o Senai e com outras prefeituras de região, novas turmas sejam abertas: “O que observamos e isso nos deixa muito felizes é que os nossos alunos, mesmo ainda freqüentando as aulas conseguem vagas no mercado de trabalho, visto que a área de construção civil está em pleno crescimento em nossa cidade e falta mão de obras especializada no mercado e em especial os nossos alunos do curso de pedreiro após a conclusão do curso estão aptos a qualquer empreitada, pois aprendem na pratica, até mesmo a assentar pisos”, explica.

No dia primeiro, serão abertas para a comunidade em geral 20 vagas para o curso de pedreiro e outras para o curso de pintor de parede. Já para o curso de desenho técnico de edificações, as 20 vagas oferecidas serão preenchidas por candidatos que já estão com os seus nomes em uma lista de espera: “Nós temos em mãos esta lista de espera e estaremos entrando em contato para ver se tais pessoas ainda se interessam pelo curso, sendo que caso sobre alguma vaga, daí sim, disponibilizaremos para a comunidade em geral”, explica Rubinho.

Todos os cursos serão oferecidos por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Assis e o Senai, sendo que as aulas terão inicio no dia seis de junho e serão ministradas na escola municipal de Construção Civil, localizada na rua Octacílio Doracio Mendes, 31, na vila Operária, as segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, sendo que para se inscrever o candidato deve ser maior de 16 anos de idade e comparecer na própria escola munido de copias do RG e CPF. Tanto a inscrição como o curso em si são gratuitos e ao final do mesmo, os alunos receberão um certificado (diploma) do Senai e Secretaria Municipal da Educação.

OUTROS CURSOS –  Além destes cursos ora anunciados pela escola de Construção Civil, de momento o Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante está oferecendo na escola municipal de Ensino Profissionalizante Prof. Sebastião Simionato, que fica na rua Geraldo Nogueira Leite, 1735, na vila Operária cursos de panificação básica, cabeleireiro (básico e profissional) e artesanato (tapetes, bordados, prataria, etc).

Já a escola de confecção industrial, que funciona na Travessa Sorocabana, 925, possui em plena atividade os cursos de costura e bordado industrial.

“Durante o ano passado um total de 435 alunos freqüentaram os cursos profissionalizantes disponibilizados pelas três unidades (escolas) que constituem o Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante, que juntas disponibilizam para a população mais de doze cursos, divididos em diversas áreas em 2010, sendo que apenas para se ter uma idéia, apenas pela escola Sebastião Simionato durante o ano passado passaram 313 alunos, contra 236 em 2009, sendo que deste total, o curso que mais chamou a atenção foi o de cabeleireiro, com 155 matriculas, sendo 82 no básico e outras 73 no profissional”, lembra. 


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados