SME realiza documentário sobre o Coral Municipal

25/05/2011

A equipe de Comunicação da Secretaria Municipal da Educação deu início na semana passada às captações das imagens e entrevistas que irão compor um documentário para apresentar o trabalho desenvolvido no Coral Municipal Infantil. A iniciativa de montar um vídeo que mostrasse os olhares dos pais, da comunidade e dos próprios alunos sobre o projeto foi da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com o Departamento de Educação Especial.

Vídeo documentário sobre o Coral Municipal O vídeo documentário será apresentado em julho na abertura da 3ª edição do Educantos. “O Coral funciona porque as crianças não precisam procurar pelo projeto, pois nós levamos até elas. Afinal são vários lugares da cidade contemplados com o projeto como Vila Progresso, Jardim Paraná, BNH, Parque Universitário, Vila Prudenciana, Vila Maria Isabel, Vila Marialves, Nova Assis, Vila Ribeiro, III Américas, entre outros.”

O projeto Coral Municipal foi criado para levar arte até as crianças e à comunidade através da música e do canto democratizando o acesso à cultura. “As crianças não aprendem a ler partitura ou a tocar um instrumento, o processo de ensino é chamado de musicalização, em que a criança aprende a sentir, vivenciar e se apropriar da música”, acrescentou Godoi.

A previsão de finalização das filmagens e da edição do vídeo é para o final de junho. “É importante divulgar para a comunidade escolar e para os pais o trabalho desenvolvido  com os alunos. Assim as crianças se sentem mais motivadas e têm a consciência de que fazem parte de todo o processo. Além disso, será mostrado como o ensino da música realizado na rede municipal mexe com a vida de todos os envolvidos”, comentou Maria José Pontes Lima, responsável pelo setor de comunicação da SME.