SME firma parcerias para o Programa Escola Brasil

25/05/2011

Uma equipe da Secretaria Municipal da Educação esteve em São José do Rio Preto, na última sexta-feira (20), participando do encontro de gestores “Projeto Escola Brasil”, do Programa Escola Brasil, promovido pelo Grupo Santander para firmar uma parceria entre as entidades e o Instituto Avisa Lá.  O objetivo é o desenvolvimento de ações socioeducativas e socioculturais a serem realizadas pelo Avisa Lá e com o apoio logístico e financeiro oferecido voluntariamente pelos funcionários do grupo Santander para a rede municipal de ensino de Assis.

Programa Escola BrasilAntes deste encontro o foco das ações era diretamente com as escolas, a partir de agora os trabalhos serão feitos com o apoio das secretarias de cada município convidado abrangendo um maior número de escolas. “É gratificante termos sido escolhidos entre tantos municípios do país, isto mostra como os resultados do trabalho da Educação de Assis têm sido reconhecido no Brasil e por instituições tão sérias”, comemora Urias Turbiani, do Departamento de Convênios e Projetos da SME.

O primeiro passo desta parceria já foi dado com a capacitação “Além dos números” oferecida pelo Instituo Avisa Lá para os assistentes técnicos pedagógicos em Matemática da Secretaria da Educação de Assis. A intenção é fazer uma abordagem significativa e eficiente do ensino da Matemática. Em seguida, o conhecimento deverá ser repassado para todos os docentes das unidades escolares municipais contribuindo com a melhoria do ensino básico da escola pública.

De acordo com informações do Grupo Santander, entre os anos de 2006 e 2010, os dados apresentados com este programa foram positivos e mais de 900 professores foram capacitados. Além disso, no ano passado cerca de 40 mil alunos foram impactados com as ações realizadas através das parcerias firmadas com mais de 160 escolas públicas.

O importante deste programa é que as escolas tem autonomia para refletir, propor e agir na busca pela qualidade de ensino, desta forma será elaborado um questionário para a comunidade escolar avaliar os pontos fortes e fracos das unidades de ensino para, em seguida, serem propostas soluções e prazos para as ações serem desenvolvidas sempre com o apoio das instituições parceiras.