Projeto Natureza Viva dá continuidade às ações

23/05/2011

Para intensificar os trabalhos nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Assis sobre preservação do meio ambiente, os alunos do 4º ano da Escola Darcy Ribeiro participarão do segundo módulo do projeto Natureza Viva, nesta terça-feira (24), com orientações de policiais ambientais. O projeto é da 4ª Cia. De policiamento ambiental de Marília e desenvolvido pelo 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Assis em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente e Centro de Referência em Educação Ambiental do município.

“O trabalho é feito de forma a identificarmos qual a visão que os estudantes têm sobre construção e destruição do meio ambiente e quais são suas responsabilidades em relação a estes pontos, então buscamos trabalhar de maneira que eles possam agir em prol da cidadania, da sociabilização e que entendam que a criança deve ser integrada na sociedade através de suas ações”, disse o soldado PM Regis César Queçada, um dos responsáveis pelo projeto.

De acordo com o soldado PM André Luiz de Souza, outro responsável pelo Natureza Viva, o projeto é dividido em cinco módulos,: meio ambiente, fauna silvestre, mata ciliar, lixo e aquecimento global, com atividades teóricas, práticas e passeios ecológicos, porém o projeto está em fase de adequações e a equipe gestora de cada unidade escolar é quem escolhe o assunto a ser abordado e, por isso, nem todos os módulos são desenvolvidos.

“Ainda é um projeto piloto e, em Assis, os temas mais abordados são meio ambiente e lixo devido ao município ter uma cooperativa de compostagem e reciclagem. Com estas e outras  experiências teremos um panorama do que deve ser alterado no projeto podendo assim ser reavaliado pela Secretaria do Meio Ambiente para aprovação e implantação em todas as escolas municipais e estaduais”, comentou Souza.

Apesar da fase de adequação, a EMEIF Darcy Ribeiro participa do Natureza Viva desde o ano passado e são desenvolvidos com os alunos os cinco módulos propostos. “É importante a participação das crianças para que eles tenham uma consciência ecológica e sejam multiplicadores das informações e ações em casa e na comunidade”, disse Rosemeire Alves, coordenadora pedagógica da escola.

Os estudantes também terão a oportunidade de visitarem o Parque Ecológico “João Domingos Coelho”, o Parque Buracão, e também participarão de um passeio no espaço acompanhados por profissionais do Centro de Referência em Educação Ambiental que apresentarão a história do parque e farão um bate papo para que as crianças saibam quais foram as ações do homem e da natureza naquele lugar.