Exposição da SME tem com tema o combate a Dengue

19/05/2011

Divulgando os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação de Assis para o combate aos criadouros do mosquito da dengue no município, foram expostos cartazes, maquete no saguão de entrada da SME e ainda foi elaborado um livro com todas as ações desenvolvidas desde o começo do ano dentro da proposta da campanha “Todos contra a Dengue”, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Centro de Referência em Educação Ambiental e Prefeitura de Assis.

Exposição do combate a dengueA iniciativa teve início em meados de março com a preparação e o trabalho de conscientização dos alunos em sala de aula. Em seguida, devido ao número de casos de dengue apresentados pelo município, foram propostas ações para que as crianças da rede municipal de ensino pudessem se transformar em pequenos agentes e mobilizar a comunidade assisense.

Dando continuidade às atividades, um mapeamento das escolas foi feito para averiguar possíveis focos do mosquito, também realizaram uma passeata intitulada “Soldados contra a dengue” com mais de 800 crianças para integrarem a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue.

“Este evento movimentou o centro da nossa cidade, demonstrando a capacidade de toda a equipe pedagógica da rede municipal de Assis e idealizar e concretizar importantes ações de formação para a cidadania. A educação é um instrumento de transformação social e que o educador é um elemento importantíssimo para a consolidação de todo o ato conscientizador”, agradeceu Ângela Canassa, secretária da Educação, em uma carta enviada às escolas municipais.

O livro exposto também traz ações desenvolvidas pelas unidades escolares em seus bairros, como passeatas, panfletagem, arrastões de limpeza e identificação de criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti nos quintais das casas, além de outros projetos paralelos de conscientização e prevenção.

Durante um dos arrastões, foi retirada mais de uma tonelada de lixo em um bairro da cidade. Na ocasião, uma das funcionárias da SME comentou sobre a receptividade das pessoas. “A população nos recebeu e colaborou com a retirada dos lixos dos quintais e das proximidades das residências facilitando o nosso trabalho”, disse Denise Calixto, do Departamento de Convênios e Projetos da SME.

De acordo com o PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), na área da Saúde, volume 9, página 78, “as crianças são, sem dúvida, bons agentes de saúde e o estabelecimento de relações entre o meio ambiente e a qualidade de sua própria vida possibilita ao educando entender-se como protagonista, que participa da produção do ambiente e é afetado por sua qualidade”.

Um vídeo com fotos das atividades pode ser encontrado no link:   http://www.youtube.com/watch?v=H0JrMHrStKE&feature=player_embedded