Equipe de Xadrez visita secretária da Educação

19/05/2011

Os alunos da rede municipal de ensino que integraram a equipe de Xadrez visitaram a secretária da Educação de Assis, Ângela Canassa, para apresentarem os resultados da 1ª Copa de Xadrez que a equipe participou no final de semana. Os enxadristas mostraram o troféu e as medalhas trazidas de Presidente Prudente, local onde foi realizado o evento.

O próximo destino da equipe será para o município de Três Lagoas/MS, onde participará de um Campeonato de Xadrez nas categorias sub 10 a sub 18. Serão 10 representantes de Assis das escolas municipais e Autarquia de Esportes enviados pela Federação Paulista de Xadrez. “Acreditamos que a equipe continuará se classificando. Os jogadores sempre nos dão alegria e nos surpreendem com os resultados”, comentou Cristiane Meira, professora responsável pelo projeto.

Para a secretária o projeto de xadrez tem melhorado a aprendizagem das crianças que praticam a modalidade. “Este projeto começou ‘tímido’, mas com o tempo foi ganhando amplitude e hoje é reconhecido em âmbitos regional e estadual. Por ser um jogo que desenvolve a concentração, o raciocínio lógico, a estratégia, entre outras habilidades, a prática do xadrez entre as crianças da rede municipal está contribuindo para desenvolver as suas potencialidades. Tanto a Educação como os pais estão muito satisfeitos com os reflexos que o projeto tem apresentado”, disse Canassa.

Xadrez humano

Nesta semana, estudantes das escolas municipais estão apresentando o xadrez humano, orientados pela professora Cristiane Meira em bairros da cidade. As crianças são do projeto de xadrez da rede municipal de ensino e cada um deles se vestem e representam uma peça no tabuleiro. Dois alunos ficam do lado de fora conduzindo as peças para a realização da partida.

Na terça-feira (17), o grupo se apresentou na Praça da Vila Prudenciana e na quinta – feira (19), no Jardim Paraná. O objetivo é repassar os conceitos de uma partida de xadrez para a comunidade e incentivar a prática do jogo.