Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Fanfarra reúne alunos de escolas municipais

02/06/2010

Há pouco mais de um mês, alunos das escolas ‘Beija-flor’ e ‘João Mendes Júnior’ – ambas coordenadas pela Secretaria Municipal da Educação de Assis – se uniram para formar uma fanfarra. Mais de 40 crianças integram o grupo, que pretende realizar sua apresentação inicial no desfile cívico comemorativo ao aniversário da cidade, no dia primeiro de julho.

Regidos pelo professor de música da rede municipal de ensino, Éder Godoi, os alunos têm apresentado, surpreendentemente, um rápido desenvolvimento. “Realmente estou muito feliz com o avanço demonstrado pelas crianças. Elas estão revelando grande aptidão à música, o que é muito importante para a formação de um grupo de qualidade”, disse.

Godoi acredita que o público presente à Avenida Rui Barbosa acompanhará uma bela apresentação, pois a combinação entre dedicação e talento pode gerar ótimos frutos. “Quem comparecer definitivamente não irá se arrepender. Os ensaios projetam um desfile muito bonito. Eles estão trabalhando bastante para isso e creio que alcançarão um bom nível”, aponta.

O processo de integração experimentado por estudantes de unidades distintas, para o professor, também merece destaque, pois auxilia no desenvolvimento pessoal dos alunos. “Estamos alternando o local de ensaios. Assim, as crianças da EMEF ‘João Mendes Júnior’ já visitaram a sede da escola ‘Beija-flor’ e vice-versa. Isto é fantástico”, opina o professor.

A diretora da EMEF ‘João Mendes Júnior’, Solange Clauzo de Luccas, exalta que além dos conhecimentos musicais, a fanfarra tem proporcionado a troca de experiências entre os seus membros. “É essencial. Eu sempre fui favorável à formação de uma fanfarra, pois acredito que é preciso contemplar os dons dos estudantes. E este envolvimento entre eles é muito interessante. Penso que outras escolas também deveriam realizar atividades desta natureza”, revela.

Extremamente satisfeita com o projeto, Isaura da Silva Leopoldo, professora responsável pela escola ‘Beija-flor’, recorda que esta é uma aspiração antiga dos responsáveis pela instituição. “Há tempos queríamos montar uma fanfarra, pois sabemos que temos alunos que gostam bastante de música. É um grande sonho que está se realizando”, afirma.

O professor Eder Godoi informa que a fanfarra conta com alunos do quarto ano do ensino fundamental, e, por isso, não acabará com o final do atual ano letivo. “Vamos trabalhar com estes alunos porque sabemos que no próximo ano eles estarão conosco e as atividades terão continuidade. Esta é a nossa meta”, finaliza o regente.

Fonte: Assessoria - SME