Arraiá da Aprumar promove interação e cultura

18/05/2011

No último final de semana, durante as festividades do Arraiá da Aprumar, alunos, professores, gestores, pais e comunidade puderam se divertir, conhecer e valorizar a cultura do nosso país através das apresentações de danças, músicas, comidas e bebidas típicas. O evento realizado através de uma parceria entre a Associação dos Produtores Rurais de Assis e as Secretarias Municipais da Educação e da Agricultura, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi um sucesso devido ao trabalho de todos os envolvidos.

Arraiá da AprumarO objetivo dos organizadores do Arraiá foi promover a interação entre alunos, pais, professores e comunidade marcando o espaço da Aprumar como referencial para as festas juninas municipais. “As nossas crianças, suas famílias e a comunidade foram bem acolhidas no evento. O ambiente é amplo e ofereceu além de diversão e descontração, muita segurança a todos, por isso algumas escolas da rede municipal já transferiram suas festas para o mesmo lugar”, avaliou a Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

A preparação dos professores teve início em 2010, com uma capacitação dos docentes de educação física sobre danças folclóricas. Desde então, o trabalho nas unidades escolares começou a ser desenvolvido com o foco no evento. Durante o mês de abril e começo de maio, os estudantes e professores passaram a realizar os ensaios diariamente para se apresentarem no festa.

Arraiá da Aprumar “A intenção foi incentivar os alunos a participarem com suas famílias e também para que eles pudessem, ao pesquisar e ensaiar as danças, conhecer a cultura do nosso país. Houve empenho de toda a comunidade escolar para que o evento tivesse êxito”, contou Denise Calixto, do Departamento de Convênios e Projetos da SME.

O total arrecadado com a venda de comidas e bebidas durante a festa será dividido igualmente entres as Associações de Pais e Mestres das escolas da rede municipal para que possam decidir coletivamente de que maneira o dinheiro será utilizado.