SME dará continuidade ao Programa Ler e Escrever

16/05/2011

Implantado em 2010 pela Secretaria da Educação de Assis, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, através da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e da Diretoria Regional de Ensino de Assis, o ‘Programa Ler e Escrever’ terá continuidade durante o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino. Faz parte do programa um conjunto de ações articuladas que incluem formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos e distribuição de materiais didáticos para alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

A formação é realizada desde 2009, através da Diretoria de Ensino de Assis, capacitando os ATPs (Assistentes Técnicos Pedagógicos) da SME, com reuniões semanais, direcionadas pelos PCOPs (Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica Estadual) e, a partir de 2010, foram iniciadas reuniões com os formadores da CENP em Presidente Prudente. Estas capacitações subsidiam os ATPs e auxiliam na elaboração das orientações aos Coordenadores Pedagógicos, que são os profissionais que direcionam o trabalho junto aos seus professores em horário específico de estudo.

As ações de formação do Programa acontecem semanalmente desde 2009 com as coordenadoras pedagógicas e desde abril de 2011 tiveram início as novas ações de formação através de Orientações Técnicas para os professores do Ensino Fundamental. Estes encontros são feitos mensalmente em reuniões com as A.T.Ps do Núcleo Pedagógico da SME e tratam de assuntos voltados às práticas escolares.

“A importância destas ações de formação é disponibilizar aos professores momentos que possam refletir sobre suas ações pedagógicas, além de estudar a concepção de ensino e de aprendizagem que norteiam o material do Programa”, disse a professora Kátia Andrade Inez Silva, Assistente Técnico-Pedagógica de Língua Portuguesa da SME.

O Programa Ler e Escrever atende a cerca de quatro mil alunos e aproximadamente 300 professores de ensino fundamental da rede municipal de Assis. O material está organizado da seguinte forma: para cada aluno é disponibilizada a “Coletânea de Atividade” (livros utilizados em sala de aula) e para cada professor é disponibilizado um “Guia de Planejamento e Orientações Didáticas” contendo reflexões acerca dos projetos e as sequências didáticas que serão trabalhadas durante o ano. O referido material foi baseado nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nas propostas de atividades do Programa Letra e Vida e tem como sua consultora pedagógica a professora Telma Weiz.

“Vale ressaltar que o material do Programa Ler e Escrever abrange também a área de Matemática, cujo trabalho está voltado para o desenvolvimento de atividades com os eixos matemáticos. Há um trabalho de análise da construção numérica, e dos Campos Aditivo e Multiplicativo, através de atividades específicas de aprendizagem e de Sondagens do Campo Numérico, Campo Aditivo e Multiplicativo. Tais sondagens, são  instrumentos para verificar o conhecimento que os alunos possuem e redirecionar planejamento dos professores”, afirmou a professora Andréa Zollner Piovezani Teixeira, Assistente Técnico-Pedagógica de Matemática da SME.

“Na área de Língua Portuguesa, o trabalho é desenvolvido através da leitura de textos de diferentes gêneros, da produção e correção de textos, do trabalho com a ortografia, além de um intenso trabalho voltado para a alfabetização”, finalizou a professora Kátia.

Fonte: Assessoria SME