Concurso de desenhos contra a exploração sexual

12/05/2011

Desenhos selecionadosUma parceria entre o Projeto Rede Ciranda e Secretaria da Educação de Assis resultou na promoção de um concurso de desenhos em que três crianças, integrantes de instituições que compõem a Rede, foram escolhidas por terem ilustrado a luta ao combate à exploração sexual da criança e do adolescente comemorado nacionalmente no dia 18 de maio.

A proposta foi lançada para que o assunto fizesse parte da rotina de trabalho das 18 instituições participantes mobilizando em média 500 crianças. Antes de criarem os desenhos, todos os participantes do concurso fizeram pesquisas sobre o tema e utilizaram outros recursos como teatro, debates, etc., para discutirem o assunto.

Dos materiais considerados melhores no concurso serão confeccionados 50 cartazes para serem afixados em lugares estratégicos de Assis. Os desenhos escolhidos foram dos participantes Luiz Gustavo Salcedo Viana, de 16 anos, Ellen Carolina dos Santos, de 16 anos, e Bruna Cristina Amorim Pereira, de 8 anos. “As entidades desenvolveram um trabalho de observaram o conteúdo trazido de casa que as crianças e os adolescentes expressaram nos desenhos. Assim foi possível avaliar cada uma e já realizar um trabalho de investigação”, explicou Raquel Nobrega, técnica de execução do projeto rede Ciranda de Assis.

Entre os dias 16 e 20 de maio, a Secretaria Municipal da Assistência Social realizará atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente com o apoio da Prefeitura de Assis e instituições da cidade. As atividades terão caráter preventivo e de efetivação da cidadania.

Fonte: Assessoria SME