Preparação para o Arraiá da Aprumar

11/05/2011

Resgatando a tradição caipira e valorizando o setor rural da nossa região, professores e alunos das escolas municipais estão se movimentando para prepararem diversas apresentações no “Arraiá da Aprumar”, a ser realizado nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio pela Associação dos Produtores Rurais do município de Assis em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e Agricultura e com o apoio da Prefeitura de Assis.

Os ensaios para o Arraiá estão sendo feitos desde o começo da semana passada. Os professores se preocuparam com os ritmos e músicas para que tivessem relação com o tema desta primeira edição intitulado “Culturas Regionais Brasileiras”. A abertura será no dia 13, às 20h, e nos outros dois dias, as festividades terão início às 14h, no recinto da Aprumar, antiga Ceagesp.

A realização deste trabalho coreográfico e de figurino faz com que as crianças se empenhem mais por ser um evento fora do ambiente escolar. “A educação investiu na capacitação dos professores de educação física para trabalharem a diversidade cultural através das danças. Eles contextualizaram o conteúdo dos estados e agora o resultado de todo o trabalho será apresentado no evento para os pais e para a comunidade”, disse Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

De acordo com Denise Calixto, do departamento de Convênios e Projetos da SME, durante o evento haverá sorteios de brindes para os estudantes e premiação para as escolas com maior número de participantes e serão vendidas comidas e bebidas típicas aos visitantes. “A escola que ficar em 1º lugar, deverá sortear uma turma para fazer a viagem a Santos e quem ficar em 2º lugar levará uma classe para o Zoológico de Bauru e os sorteios dos brindes serão realizados no sábado e no domingo”, explicou.

As apresentações terão início na tarde de sábado (14), com a EMEIF Maria Clélia O. Vallim - Dança das regiões, às 14h.  A cada 30 minutos seguem as danças das outras escolas na seguinte ordem: EMEIF Darcy Ribeiro – Dança do Siri; EMEIF Henrique Zollner Neto – Dança da Região de Goiás; EMEIF João Luiz Galvão Ribeiro - Maculelê, EMEF Lucas Thomaz Menk – Balainha, EMEIF Alides C. R. Carpentieri, EMEIF Maria Amélia de Castro Burali – Capoeira, EMEIF Angélica A. Pereira – Frevo, EMEIF Irmã Maria Chaves – Samba lelê, EMEIF Maria José S. Valverde - Carimbo, EMEIF Nísia M. Canto Andrade- Quadrilha regional, EMEIF Guiomar Namo de Melo – Carnaval, EMEIF Prof. Manoel Simões - Cana verde e EMEIF João Mendes Júnior - Catira.

Já no domingo (15), a partir das 14h, as atrações seguem com EMEI Judith de Oliveira Garcez- Catira infantil, EMEF Firmino Leandro – Maracatu, EMEIF João Leão de Carvalho – Pau de fitas, EMEIF Coraly Júlia G. Carneiro – Ciranda, EMEIF Darcy Ribeiro – Dança região de Goiás, Projeto Beija Flor- Quadrilha popular, EMEIF João de Castro – Balaio, EMEIF José Santilli Sobrinho – Pezinho, EMEIF Henrique Zonner – Homenagem artistas da região de Goiás e EMEIF Mafalda S. Bartholomei - Folia de Reis.

Fonte: Assessoria SME