Mães são homenageadas pelo projeto equoterapia

10/05/2011

Marcando as comemorações do Dia das Mães, cuja data é comemorada neste domingo, dia oito de maio, as mães dos atendidos pelo projeto Equoterapia, da Secretaria Municipal da Educação foram homenageadas na tarde desta quinta-feira, dia cinco no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, a Ficar, onde o projeto é abrigado.

Mães são homenageadas pelo projeto Equoterapia De acordo com a professora Célia, pedagoga responsável pelo mesmo, o motivo de festejar a data reunindo no recinto as mães, é uma forma de valorizar ainda mais o papel indispensável que os responsáveis pelos assistidos tem no processo, além do que incentivar que elas, as mães, continuem participando efetivamente do trabalho: “Foi um momento muito especial onde as mães puderam ao lado de seus filhos participar de uma sessão equoterapica e ao mesmo tempo, juntamente com toda a nossa equipe, comemorar o seu dia, pois para nós é muito importante a participação destas heroínas no trabalho de cuidar dos seus filhos, pois mãe é sinônimo de amor e dedicação e cá entre nós, em qualquer processo que envolve um tratamento tão especial como o oferecido pelo nosso projeto, o amor é indispensável”, disse a professora Célia.

Quem também elogiou a iniciativa de se comemorar o Dia das Mães no projeto foi a secretária da Educação, professora Ângela Canassa, que explicou que a equoterapia é um projeto que  tem como objetivo proporcionar tratamento complementar ao atendimento educacional e ou clínico da pessoa com necessidade educativa especial, oportunizando condições de aprendizagem e   contribuindo com a melhora dos aspectos físicos, psicomotores, cognitivos e afetivos: “O programa de hipoterapia e educação/reeducação está voltado para um atendimento em que o cavalo atua como um instrumento pedagógico e cinesioterapêutico, sendo que possui como objetivos específicos, a melhora do equilíbrio, coordenação Motora, postura, adequação do tônus muscular-relaxamento ou aumento do tônus, alongamento e flexibilidade muscular, alem da dissociação de movimentos, melhora nos padrões anormais através da quebra dos padrões patológicos, melhoria da consciência corporal, respiração, circulação, integração dos sentidos, funções intelectivas ( cognição), melhoria do próprio apetite, digestão e deglutição, além é claro, da autoconfiança/auto-estima e aumento do interesse pelo mundo exterior”, explicou Canassa..

Segundo ela, por meio de um trabalho envolvendo cerca de vinte profissionais, entre professores de educação física, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos, além de instrutores de equitação e condutor terapêutico, os assistidos pelo projeto passam por uma avaliação após o término de cada sessão, onde é feito o registro das atividades realizadas, sendo que há ainda reuniões semanais da equipe, para acompanhamento do trabalho desenvolvido, sendo que tudo depois é passado aos pais ou responsáveis pelos assistidos pelo projeto.

As instalações do centro de equoterapia são bem cuidadas e com isso, o espaço do antigo recinto da Ficar acaba sendo reaproveitado em favor da comunidade como um todo, uma vez que o projeto, considerado modelo de atendimento, traz diversos benefícios para todos quantos dele necessitem, sendo que uma rampa postada no centro de uma pista coberta, facilita a montaria de praticantes com algum tipo de deficiência, enquanto que nas cocheiras ao lado, até mesmo as crianças e adolescentes assistidos escovam e ajudam a preparar os cavalos que vão utilizar nas sessões, o que aumenta ainda mais o interesse dos mesmos pelo trabalho e de forma decisiva, aumenta a auto-estima e confiança dos mesmos, na medida em que acabam participando ativamente de todo o processo.

“É um projeto que a Prefeitura Municipal olha com muito carinho, uma vez se tratar de um trabalho que traz tanto benefícios para a população”, destaca Ângela Canassa.

Sobre o funcionamento pratico do projeto, a secretária explica que após serem encaminhadas, as crianças passam por uma avaliação individual para investigar limitações e potencialidades, tanto nos aspectos físicos, psicológicos, pedagógicos e sociais, além de uma avaliação médica, sendo que apenas após este processo de avaliação é elaborado um roteiro para o decorrer das sessões, podendo ser as sessões, individuais ou em grupo.

Ainda segundo ela, a clientela atual de  assistidos pelo programa que se destina a atender em caráter interdisciplinar na área de educação e saúde pessoas com necessidades educativas especiais, possui alunos das salas de recursos ( D.A., D.V., D.F. e D. I), salas de apoio, alunos autistas, alunos das salas regulares com indicação terapêutica de encaminhamento para o projeto, além de alunos com deficiência física atendidos em entidades do nosso município: “É um trabalho árduo onde os profissionais realmente precisam estar engajados no objetivo único que é sempre estar oferecendo o melhor de si, ou seja, todos os assistidos necessitam do nosso máximo e é exatamente isso o que sempre pedimos para a nossa equipe de trabalho, toda a dedicação possível”, concluiu Ângela Canassa.

Fonte: Assessoria SME