Encontro sobre melhoria no aprendizado

02/05/2011

Com o objetivo de conhecer os novos estudos e resultados apresentados no encontro nacional “Caminhos para melhorar o aprendizado”, a secretária da Educação de Assis, Angela Canassa, esteve em São Paulo, na última sexta-feira (29), e participou das discussões acerca das políticas públicas educacionais.

Viviane Senna - Instituto Ayrton SennaO encontro teve como base uma pesquisa organizada pelo Instituto Ayrton Senna e Movimento Todos Pela Educação e coordenada pelo economista Ricardo Paes de Barros, em 2009, que apresentou as principais conclusões de cerca de 600 estudos nacionais e internacionais sobre os impactos de políticas públicas educacionais no aprendizado dos alunos. Os estudos foram organizados em dois canais “O que importa para o aprendizado escolar” e “Conheça os critérios do site”.

Dentre as discussões estavam as questões sobre o bom uso do dinheiro destinado à educação que, segundo a pesquisa, deve ser aplicado principalmente em infraestrutura e formação de professores. Além disso, outros fatores que causam impacto na aprendizagem foram abordados, como o número reduzido de alunos em sala de aula, a homogeneidade da classe, a forma como o diretor é escolhido e as maneiras de se trabalhar a diversidade com eficácia.

De todos os municípios do país convidados para o encontro, Assis foi único com representação. “Nesse encontro conseguimos observar e analisar o parâmetro educacional de todos os municípios como, por exemplo, assiduidade do professor, número de alunos em sala de aula, questões salariais e etc. Entendemos, porém, que o município de Assis está caminhando no rumo certo, pois estamos conseguindo acompanhar os parâmetros considerados adequados”, expôs Ângela Canassa, secretária da Educação.

Segundo a pesquisa a remuneração do professor também influencia na qualidade do ensino, pois redes de ensino onde os salários são mais elevados são as que mais atraem os melhores profissionais. Os estudos mostraram também que a instituição onde o professor se formou influencia muito mais na aprendizagem do que o curso de extensão e pós-graduação.

Outras informações sobre as análises qualitativas e quantitativas da pesquisa podem ser encontrados no site www.paramelhoraroaprendizado.org.br.

Fonte: Assessoria SME