Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Confirmada a vinda da exposição sobre Paulo Freire

01/06/2010

 

 

Entre as atrações que estão sendo preparadas para segunda edição da Feira do Livro, que a Secretaria Municipal da Educação de Assis, em parceria com a editora Moderna, estará promovendo entre os dias 29 de junho de dois de julho, no Clube Recreativo, está confirmada a vinda para a nossa cidade, pela primeira vez, da exposição Projeto Memória Paulo Freire”, organizada pelo Centro de Referência Paulo Freire. 

Janaina Abreu, coordenadora da editora e livraria do Instituto Paulo Freire, informa que a exposição cedida para a feira assisense  trabalha com o tema “Educar Para Transformar” e  é uma realização da Fundação Banco do Brasil e o Instituto Paulo Freire e tem como  objetivo principal, divulgar o grande legado deixado pelo educador e filósofo pernambucano Paulo Reglus Neves Freire  (19/09/1921 à 02/05/1997), que se se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, hoje conhecido pelo “Método Paulo Freire”. 

Para a secretária da Educação, Ângela Canassa, receber na cidade a exposição sobre Paulo Freire, será de grande valia, em especial para os educadores, mas também para todos os segmentos e pessoas envolvidas com a educação. 

“Hoje não se pode mais dizer que apenas os professores ou as escolas são responsáveis pela alfabetização e educação de nossos filhos, pois esta missão, nos dias de hoje deve ser compartilhada por todo, cada qual assumindo a sua responsabilidade dentro do processo educacional e é claro, que conhecer um pouco mais sobre o grande legado deixado por Paulo Freire é como receber uma injeção de ânimo, para que tenhamos ainda mais forças para trabalharmos irmanamos pelo amor, que hoje é o grande segredo da educação, o trabalho com o amor, tratando cada criança como se fosse sua e desejando sempre o melhor para ela, ou seja, lhe desejando muito amor, carinho, respeito e deixando que ela enxergue que é isso mesmo o que você pretende repassar para ela, pois em um mundo tão violento, onde em especial as drogas e o álcool acabam se tornando grandes obstáculos para que as famílias continuem unidas, devemos ter sempre a consciência de que apenas o amor incondicional pode mudar a quase sempre, triste realidade que encontramos em nosso dia a dia”, avalia Canassa. 

O método de ensino Paulo Freire, consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, como por exemplo: Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros. 

Paulo Freire, que de 1959 a 1996 publicou 39 livros, aplicou publicamente seu método, pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular (Recife). Foi aplicado inicialmente com cinco alunos, dos quais três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros dois desistiram antes de concluir. Baseado na experiência de Angicos, onde em 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar dois milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura, e já contava com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara (Rio de Janeiro) se inscreveram 6.000 pessoas. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e depois exilado, sendo que o seu projeto foi abortado e em seu lugar surgiu o MOBRAL. 

A exposição que poderá ser visitada durante a 2ª Feira do Livro, é constituída por 18 (dezoito) banners com a medida de 1,80x 90 cm que relatam toda a trajetória de Paulo Freire  com fotos, principais conceitos, curiosidades cronologicamente retratadas em cada um e, além disso, a livraria e editora Paulo Freire estarão disponibilizando a aquisição das obras do educador, aos interessados. 

 

 

 

Fonte: Assessoria - SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados